Ao ter um e-commerce, devemos estar preparados para analisar e entender como o empreendimento está andando, como é a experiência do usuário e qual o caminho que ele tem até chegar à conversão. Assim, é um caminho para uma performance otimizada, garantindo a experiência do consumidor.
Nesse sentido, há várias ferramentas para e-commerce que podem nos auxiliar nesse processo, desde entender os números de impressões, cliques, comportamento do público, entender como está a saúde do site e muito mais.
Pensando nisso, separamos algumas ferramentas que vão te auxiliar a entender mais sobre o empreendimento. Continue com a YAV Digital e entenda mais. Boa leitura!
1. Google Search Console
Vamos começar pelo clássico e que não pode faltar para nenhum tipo de e-commerce: o Search Console. Com essa ferramenta, você consegue entender melhor sobre o comportamento do público no seu site, como os meios que eles entram na plataforma, quais nomes procuram e/ou relacionam a você.
Ou seja, você consegue ter uma análise geral a respeito do seu site e da sua marca. Assim, também entende com qual frequência você aparece nas páginas, com o número de impressões e quantos porcentos das pessoas que visualizam clicam no seu URL.
Além disso, você consegue entender mais problemas técnicos no site que podem estar impactando, como possíveis erros no rastreamento, indexação e desempenho das páginas.
Quer entender mais sobre como essa ferramenta funciona? Separamos um guia completo para te ensinar sobre o Search Console. Confira!
2. Google PageSpeed Insights
Um dos indicadores que mais garantem a experiência do usuário na página, sem dúvida, é a velocidade do site. Ter um site rápido influencia até 20% nas suas vendas. Para isso, o próprio Google fornece uma ferramenta para analisar como está a velocidade do site e indicar quais páginas sofrem com problemas de carregamento.
Um bom exemplo do bom uso dessa ferramenta é com a Lojas Torra, que tem todo o seu site com o carregamento ideal menor que 2,5 segundos. Com todo o trabalho feito na marca, ela passou de uma nota de 27 para 94 no PageSpeed Insights. A ferramenta é bem simples e intuitiva, não necessitando de muita expertise para entendê-la. Ah, e ela é totalmente gratuita!
3. Placeholder
Essa é uma ferramenta que permite a troca rápida de informações com fornecedores de uma maneira eficaz e descomplicada. Nesse sentido, caso algum produto sofra alterações, você saberá sobre essas mudanças e conseguirá atualizar os dados de produtos do e-commerce.
O bom dessa opção é que é gratuita, assim você consegue implementá-la com mais facilidade e não precisa fazer um investimento. Apenas usufruir dela e melhorar o seu site.
Entenda quais são as tendências para o futuro do e-commerce no Brasil.
4. Tiny PNG
Como vimos, o carregamento e velocidade do site são fatores muito importantes para a performance e permanência do usuário. Dessa maneira, as imagens também devem ser trabalhadas para serem reduzidas e compactadas em dimensões corretas.
Uma ferramenta para adequar as imagens é o Tiny PNG, um site próprio para fazer a redução do tamanho das imagens para deixá-las nos tamanhos corretos e sem perder a qualidade. Dependendo do tamanho da imagem, você consegue fazer a conversão gratuitamente, mas, se for superior a 5 MB, há uma quantia pequena a ser paga.
Ao reduzir o tamanho das imagens, a página carregará mais rapidamente, ou seja, o tempo de espera do usuário será menor.
5. WooCommerce
O WooCommerce é um plugin versátil voltado para o WordPress, com ele é possível melhorar e transformar a plataforma em uma loja completa para vender mercadorias no meio virtual.
Nesse plugin, há locais para controlar o envio de produtos, impostos, taxas, processamento de pagamento e muito mais. Com isso, ele funciona como um a mais para o seu sistema ERP, visto que conta com algumas funcionalidades parecidas.
Além disso, dentro do próprio WooCommerce, você encontra outras ferramentas que pode integrar com essa solução, visando deixar a plataforma ainda mais completa e customizada.
Portanto, essas são apenas algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo para melhorar o desempenho do e-commerce e garantir mais experiência ao consumidor que está adentrando no site. Mas também há outras soluções que podem auxiliar nesses processos.
O ideal é que a empresa faça testes e entenda qual dessas ferramentas melhor se adequa ao modelo da marca e aos colaboradores que trabalham diariamente com ela. Assim, conseguem escolher melhor quais dessas ferramentas devem continuar ou precisam ser trocadas.
Mas, de forma geral, quanto melhor e mais otimizada for a sua plataforma para o usuário, melhor será a confiabilidade que ela passará e, consequentemente, a conversão aumentará com o tempo.
Gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre como melhorar o seu e-commerce? Navegue pelo blog da YAV Digital e veja mais temas como este. Até a próxima leitura!
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