AI (Inteligência Artificial) para e-commerce: uma nova tendência?

A inteligência artificial é a simulação de processos de inteligência humana por máquinas, especialmente por meio de sistemas computacionais. Aplicações específicas de IA incluem sistemas, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e pensamento computacional.

A IA também pode ser composta por mecanismos que melhoram processos, analisam dados e otimizam atividades de empresas. Por muito tempo acreditavam que essa tecnologia era coisa do futuro, mas, na verdade, ela já está sendo muito utilizada atualmente.

Que tal conhecer melhor a inteligência artificial, descobrir as possibilidades do uso da AI em e-commerces, seus benefícios e cases? Confira esse conteúdo que preparamos para você e aprende mais sobre essa tecnologia!

O que é considerado inteligência artificial (AI)?

A inteligência artificial se refere a sistemas ou máquinas que se aproximam da inteligência humana. Conforme as atividades são desenvolvidas com o AI (artificial intelligence), o mecanismo vai se aprimorando por conta própria tendo como base suas experiências passadas.

Essa inteligência está muito voltada para o processo de melhoramento e análise de dados. O objetivo principal da tecnologia não é substituir a inteligência do homem, mas sim melhorar os processos, simular situações, resolver problemas práticos, pensar em respostas e multiplicar a capacidade racional do ser humano.

Como essa inteligência oferece possibilidades para os negócios?

A AI, quando utilizada de forma assertiva, pode melhorar o desempenho de sites e trazer os dados que seriam mais difíceis para compreensão humana. Vale ressaltar que apesar dos inúmeros benefícios, essa tecnologia não substitui o trabalho humano. Isso quer dizer que a IA apenas aumenta as possibilidades de otimização da experiência do usuário.

Nesse sentido, a inteligência artificial melhora a experiência dos clientes, fazendo com que eles tenham experiências marcantes e promovendo a fidelização, aumento das vendas e expansão da marca.

Por que os lojistas devem se adaptar à inteligência artificial

Por que os lojistas devem se adaptar à inteligência artificial (IA)?

A inteligência artificial faz parte da onda atual de inovações tecnológicas emergentes no mundo. A IA traz novas mudanças em como as pessoas e empresas se relacionam com meios tecnológicos, como o compartilhamento de informações e tomada de decisões.

Essa inovação pode contribuir para empresas dos mais diversos setores por meio da automatização de tarefas complexas ou repetitivas.

A AI pode auxiliar o lojista no controle e otimização de estoque, atendimento por chatbots (robôs de atendimento online) e mapeamentos do comportamento do consumidor para identificar os atuais e potenciais clientes.

Você também pode se interessar por nosso post sobre Gestão de Vendas, confira!

Exemplos do uso de inteligência artificial nas empresas

Que a inteligência artificial potencializa atividades do cotidiano, aumenta a produtividade e melhora resultados você já sabe. Então, agora que você conhece melhor a IA, confira algumas aplicações da tecnologia nas empresas. Confira:

– Chatbots

Como comentado anteriormente, os chatbots são robôs de atendimento online que utilizam a linguagem para conversas com clientes de forma pré-programada e natural.

Aplicar essa tecnologia em seu negócio pode deixar os serviços mais rápidos e eficientes. Além disso, em e-commerces, essa tecnologia cobre a falta de atendimento humano durante a madrugada, por exemplo.

– Assistente pessoal

A inteligência artificial facilita o dia a dia de lojistas e empresas por meio de atividades como o agendamento de reuniões, horários na agenda e facilitar atividades cotidianas.

Além disso, a IA pode direcionar usuários para serviços que agilizam processos para funcionários e prestadores de serviço. Um exemplo disso são as assistentes virtuais em sites que tiram dúvidas e ajudam no processo de compra.

– Mecanismos de segurança

A inteligência artificial no digital pode agir como mecanismos de segurança para ataques digitais. Já no espaço físico, essa tecnologia pode ser usada em serviços de identificação facial, análise automatizada de câmeras de segurança e muitos outros.

– Gestão de e-commerce

Gerir e-commerces se torna muito mais fácil com a inteligência artificial. Por meio dela, é possível controlar estoques e analisar variações de cores, tamanhos e modelos de diferenças de peças.

Aproveite e confira as dicas que a YAV Digital preparou para você sobre como abrir um e-commerce!

– Recrutamento de funcionários

Coletar dados, identificar o perfil de inscritos em vagas de trabalho e selecionar candidatos que condizem com a cultura organizacional da empresa se torna mais fácil com a inteligência artificial.

A tecnologia cruza as informações do candidato com as competências exigidas na vaga e seleciona aqueles que melhor se enquadram.

Benefícios de atualizar o modelo de negócio utilizando a AI

Implantar a inteligência artificial em empresas trazem diversos benefícios como aumento no lucro, melhora na experiência do usuário, otimização de processos e muitos outros. Confira alguns dos benefícios de utilizar a AI nos negócios:

– Melhoria de funcionalidade

Tecnologias atualizadas aumentam a velocidade de atividades rotineiras e também melhoram a produtividade da equipe. Os softwares atualizados são importantes para todos os tipos de negócios, sejam indústrias ou varejo.

– Minimaliza custos

A inteligência artificial permite reduzir o tempo de realização de atividades através da otimização de processos. Essa economia de tempo melhora o desempenho e produz mais em menos tempo.

– Aumento da segurança

As tecnologias atuais são menos suscetíveis a vírus e garantem segurança dos dados. Além disso, existem diversos mecanismos que podem proteger sua empresa digitalmente e seu espaço físico.

– Aumenta a produtividade

Softwares de inteligência artificial melhoram os processos internos da empresa, reduzindo a quantidade de tarefas muito cotianas e repetitivas. Isso permite uma melhor utilização do tempo dos funcionários, fazendo com que a produtividade aumente.

– Redução de falhas e prejuízos

Com a inteligência artificial, a quantidade de erros e falhas em processos do dia a dia cai drasticamente. A redução de falhas diminuem os prejuízos da empresa e em casos de atendimento ao cliente, melhoram a jornada de compras dos mesmos.

Agora que você já conheceu melhor a tendência da inteligência artificial, que tal conferir nosso post sobre Inbound e Outbound Marketing? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você!

Continue acompanhando o blog da YAV Digital e fique por dentro de todas as atualizações sobre o universo de e-commerces e marketplaces!

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