Hoje, todo tipo de necessidade pode ser sanado com apenas uma pesquisa no Google. Isso porque é para lá que as pessoas correm em busca de produtos e serviços.
Essa realidade evidencia a necessidade de empresas estarem presentes nesta plataforma digital, independentemente do porte! Porém, bem sabemos que não se trata de uma tarefa fácil se não for manejada da maneira correta, considerando a quantidade de negócios que já estão presentes por lá.
É aí que surge a ferramenta “Google Meu Negócio”: como uma excelente maneira de tornar empreendimentos e negócios mais conhecidos e fáceis de serem encontrados.
Pensando nisso, nós, da YAV Digital, preparamos um passo a passo para que você consiga cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Além disso, também observamos a importância desse recurso para o crescimento da empresa, a relevância do chamado SEO Local e destacamos as possíveis mudanças dessa plataforma em 2022. Confira!
Passo a passo para cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio
Estando claro que a presença digital é uma das coisas mais importantes que as empresas e os empreendimentos devem buscar, saiba que, para cadastrar a sua loja no Google, você precisa:
1. Entre no site do Google Meu Negócio
Comece acessando o site pelo no link “https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/” e clicando em “Gerenciar Agora” ou “Comece Agora”. Em seguida, uma nova guia será aberta para que você preencha com algumas informações.
2. Responda às informações sobre o seu negócio
Na barra de digitação, escreva o nome da sua empresa e depois revise para evitar erros e aperte em “Continuar”.
Em seguida, continue preenchendo os dados solicitados, como tipo de empresa (se é loja virtual, física ou local), a inclusão de site, e a categoria na qual ela se enquadra.
Leia mais “E-commerce: como funciona uma loja virtual? A YAV Digital explica!“.
3. Inclua o endereço da sua empresa
Agora é a hora de preencher os dados sobre o endereço e encontrar a localização exata do seu negócio no mapa. Depois, confirmar o local.
4. Confirme a autorização para gerenciar o negócio
Após verificar se os dados estão corretos, será necessário preencher o campo de autorização para gerir a empresa.
Após preenchê-lo, você será avisado do envio de um código de verificação postal que será encaminhado para o endereço registrado. Após recebido, preencha o código no site.
5. Adicione informações complementares
Neste ponto, a sua página já estará criada e será hora de incluir fotos da sua empresa, indicar o horário de funcionamento, adicionar a descrição do seu negócio e demais dados importantes.
Além disso, é interessante manter as informações atualizadas, bem como possibilitar que o chat possa ser utilizado pelos usuários e, conforme forem surgindo perguntas, é importante respondê-las. Assim, será possível manter a comunicação aberta com as pessoas e facilitar a conversão de clientes.
A importância dessa ferramenta e do SEO Local
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma série de técnicas que otimizam páginas e alcançam bons posicionamentos na página do Google.
Existe, ainda, uma ramificação específica do SEO que cuida da geolocalização, ou seja, as otimizações são feitas para que as pessoas encontrem o local desejado, que é chamado de SEO Local.
Assim, a partir desses mecanismos, mais do que ajudar as pessoas a localizarem lugares, é possível alcançar vantagens para o seu negócio. Algumas delas são:
- Há maior chance de atrair o seu público;
- A visibilidade é ampliada;
- A facilidade de ter o seu negócio localizado aumenta;
- A credibilidade e confiança das pessoas no seu negócio são intensificadas;
- O contato com os usuários é dinâmico e prático;
- E também há possibilidade de aumentar a conversão.
E, por falar nisso, confira nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas com o desconto progressivo.
Para que serve o Google Meu Negócio?
Se você ainda não sabe muito bem do que se trata, nada melhor do que apresentar a fala do seu próprio responsável: o Google. Nesse sentido:
“Destaque o seu negócio no Google com um Perfil da sua Empresa Gratuito. Transforme as pessoas que encontram você na Busca do Google e no Maps em novos clientes […]” (GOOGLE).
Em linhas gerais, o Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é uma ferramenta online que ajuda empreendedores a divulgarem os seus negócios e, dessa forma, alcançarem visibilidade orgânica conforme as pessoas pesquisarem na barra de pesquisa.
Para tanto, basta criar um perfil da empresa por meio de um cadastro. As informações sobre o empreendimento ficarão salvas e poderão ser acessadas pelos usuários de forma super fácil e intuitiva.
Você provavelmente já pesquisou algum estabelecimento e obteve como resultado uma série de dados contendo foto do local, endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliações do produto ou serviço e até perguntas e respostas. Saiba que isso é o Google Meu Negócio.
Uma outra forma de gerar alcance de clientes para a sua empresa é investindo em tráfego pago, confira 5 dicas de como fazer isso, acessando o conteúdo.
As mudanças do Google Meu Negócio a partir de 2022
Recentemente, passou-se a falar sobre possíveis mudanças que a referida plataforma enfrentaria em 2002, além disso, surgiram questionamentos a respeito de um possível desaparecimento do recurso.
Porém, o Google My Business não deixará de existir, apenas mudou de formato e nome (Perfil da Empresa). Agora, o gerenciamento do novo formato se dá por meio do Google ou Google Maps.
De todo modo, você continua podendo gerar autoridade e alcance do seu negócio pelo Google. E para não perder as novas atualizações do sistema, continue acompanhando os nossos conteúdos!
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