Como implementar um chat bot no seu e-commerce?

Ter um processo automático para responder dúvidas dos usuários na web pode ser uma ótima ferramenta para o e-commerce. Com isso, muitos fazem uso do software de chatbot, uma ferramenta que permite acesso para conversar com pessoas ou uma inteligência artificial (IA) programada exclusivamente para isso.

Assim, essa função do empreendimento fornece respostas, todas personalizadas pelo próprio empreendimento, visando passar todas as informações corretas e necessárias ao consumidor. Ou seja, com esse mecanismo, a loja consegue tirar as dúvidas dos usuários com muito mais assertividade e facilidade.

Quer entender mais sobre como implementar essa tecnologia no seu e-commerce? Continue com a gente e entenda mais sobre e veja todas suas vantagens. Boa leitura.

Como implementar essa tecnologia no e-commerce

Como implementar essa tecnologia no e-commerce?

Para implementar um chatbot no site, é bem simples, e pode ser realizado de duas maneiras, com o uso para ter atendimento com uma pessoa ou com uma IA. Confira sobre elas e como executá-las:

Aplicativo com Inteligência Artificial para atendimento para humanos

1. Por aplicativos para atendimento humano:

A primeira opção é utilizar aplicativos de mensagens como chatbot do e-commerce. Com isso, é preciso encontrar um aplicativo que faça sentido com o seu modelo de negócio. Entretanto, o mais utilizado é o WhatsApp, que conta com várias funcionalidades e informações úteis.

Para a instalação, é necessário seguir o método de instalação do aplicativo escolhido, visto que cada um deles conta com um processo diferente. Com tudo feito, já é possível fazer a conversão e começar a ter um chatbot.

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Plataforma de API para atendimento com IA

2. Via uma plataforma de API para atendimento com IA:

A segunda opção é com a ajuda da inteligência artificial, com uma plataforma de e-commerce e com o auxílio do API. Com essa versão, o empreendimento pode contar com o uso da IA para atender os usuários. Ou seja, todo o programa será feito para responder exatamente o que o usuário perguntar, fornecendo respostas corretas e completas.

Para isso, é necessário um preparo ainda maior, visto que é necessário elencar várias informações a respeito da marca, como políticas de reembolso, troca, devoluções, entre outras.

Além disso, também é fundamental que a instituição esteja sempre de olho nas perguntas para fornecer respostas cada vez mais assertivas. Isso é necessário porque, às vezes, os consumidores podem fazer uma nova pergunta que a IA ainda não sabe responder. Assim, analise-a e entenda se faz sentido colocar no banco de dados.

Vantagens de ter um chatbot em loja virtual

Quais as vantagens de ter um chatbot em loja virtual?

Agora que você já sabe como implementar essa tecnologia no seu e-commerce, confira quais são as principais vantagens de ter essa ferramenta no dia a dia do seu cliente. Entenda:

  • Torna a interação mais natural e humanizada com o cliente;
  • Consegue atender várias pessoas simultaneamente, sem fila de espera (ou com pouca);
  • O custo para a manutenção do software é baixo;
  • É possível ter o atendimento 24 horas por dia em todos os dias da semana (quando utilizada a IA);
  • Funciona em todos os dias, até mesmo em feriados (com a IA ou um time muito grande);
  • Todos os processos são online e instantâneos;
  • Garante maior satisfação do consumidor e, consequentemente, diminui a frustração;
  • Atendimento rápido.

Nesse sentido, as vantagens para implementar essa funcionalidade no e-commerce são várias. Com ele, os clientes poderão tirar dúvidas frequentes, sem a necessidade de esperar por um atendimento humano. Ele irá para uma pessoa, apenas se o seu problema não for resolvido pela IA ou ser algo muito específico.

Além disso, por mais que esse processo seja muito assertivo, ainda há pessoas que não gostam tanto da funcionalidade totalmente com o uso da IA. Desse modo, é essencial que o empreendimento também tenha a opção para atendentes reais, mesmo que haja uma pequena fila de espera.

Isso é fundamental, visto que você também deve priorizar a satisfação desse outro nicho de clientes, que preferem atendimento humano. Assim, sempre conte com uma pequena equipe de atendentes para lidar com essas situações.

Leia e entenda também o que é e como funciona o voice commerce, a funcionalidade que está entrando em tendência e tende a ser um novo método de compras.

Portanto, ao implementar essa ferramenta, o empreendimento conseguirá dar mais atenção para o seu público-alvo e, assim, melhorar a satisfação dele, além de ser mais um passo dado à integração omnichannel, aumentando seu nível de atendimento e proximidade com o cliente.

Nesse sentido, ela poderá ter mais conversões ou até mesmo garantir a fidelidade do cliente, fazendo com que ele se sinta mais seguro em comprar outras vezes na plataforma. E também saberá que poderá contar com o atendimento rápido para tirar qualquer dúvida.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da YAV Digital e entenda muito mais sobre quais mecanismos você consegue implementar em seu e-commerce e quais os benefícios. Até a próxima leitura!

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