Um comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma categoria de vendas realizadas totalmente online. Nessa modalidade, o processo de escolha, compra e pagamento ocorrem em modo virtual por meio de sites e aplicativos. Esse modelo surgiu para revolucionar o mercado e possibilitar a comercialização de produtos no Brasil e no mundo.
Quer criar uma loja virtual, mas não sabe como? Aqui você descobrirá o passo a passo para começar um e-commerce do zero.
Esclareceremos tudo que você precisa saber para começar seu projeto com o pé direito. Planejamento, opções de plataformas, definição de mercado e produtos carro-chefe, fornecedores, canais de atendimento e opções de frete e consultorias.
Veja também: Consultoria para e-commerces: como funciona?
1. Comece definindo o seu planejamento com prazos!
O planejamento é uma etapa inicial e fundamental para um negócio de sucesso. Nesse momento, tenha em mente seus objetivos e previsões de crescimento para empresa. Defina prazos para realização das atividades!
A estruturação das tarefas e metas para seu e-commerce melhora a organização e visualização de sua empresa como um todo, além de deixar seus objetivos mais tangíveis. Não tenha pressa nesta etapa, separe um tempo e monte uma planilha com as atividades a serem realizadas e seus prazos.
Segue uma lista de tópicos importantes no planejamento do seu e-commerce:
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Estudo de viabilidade de negócio;
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Plano financeiro;
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Plano de marketing e estratégias de divulgação para produtos;
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Contração de empresas ou profissionais para desenvolvimento da plataforma;
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Registro virtual da marca.
Essa lista variará conforme a complexidade e estágio em que seu negócio se encontra. De maneira geral, são os princípios básicos para começar a pensar estrategicamente em um comércio eletrônico.
2. Pesquise opções de plataformas e quanto planeja investir
Existem diversas plataformas no mercado digital para hospedar sua loja, cada uma delas possui uma taxa periódica e um investimento inicial a ser considerado. O ideal é pesquisar muito! Entender como essas empresas funcionam e verificar se elas cabem em seu orçamento.
Outro fator relevante é analisar as funcionalidades oferecidas pelas plataformas, como: a opção de definição por categorias, aba de promoções e descontos, alternativas de meios de pagamentos, opções de personalização e análises do desemprenho do site.
Algumas das plataformas mais utilizadas são:
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PrestaShop;
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Magento;
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WooCommerce;
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OpenCart;
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Vtex;
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Tray;
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Loja Integrada;
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VNDA;
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Bis2Bis E-commerce;
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Nuvemshop.
Confira: Melhores plataformas de e-commerce.
Todas essas plataformas operam conforme duas modalidades: o Open Source ou a Saas.
A Open Source possui um custo menor de implantação e admite liberdade para a sua personalização. No entanto, ela demanda um conhecimento técnico maior para a criação do e-commerce e sua cibersegurança não é tão confiável.
O Saas (Software como Serviço) possui uma aba administrativa permitindo a personalização do site. A plataforma também contém uma proteção eficiente de dados, garantindo segurança para o site e para o comprador. Ela conta com sistema mais amplo que admite um e-commerce mais desenvolvido e de alto desempenho.
3. Defina seu nicho de mercado e quais serão os produtos carro-chefe
Você já sabe onde vender, agora precisa escolher o quê, para quem e quais serão os principais produtos ofertados em seu site. Nesse momento é preciso muita reflexão e estudo, pois sua estratégia de marketing necessita ser alinhada à essas informações.
Estabeleça as áreas você pretende atuar e agrupe os dados em segmentos – assim você terá os seus nichos. Um caminho ideal para a identificação dos departamentos a serem operados é:
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Definição dos segmentos de mercado;
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Análise do público alvo e persona;
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Avaliação do seu conhecimento das áreas;
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Verificação da demanda de mercado;
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Investigação de concorrência.
Decidiu em quais seguimentos você irá atuar? Agora defina quais serão os itens que não poderão faltar em sua loja: os famosos produtos carro-chefe. Catalogue todos eles em categorias e subcategorias, para organização e, posteriormente, facilitar a montagem do site.
Não esqueça de pensar estrategicamente, não fuja do seu objetivo principal!
Veja também: E-commerce: como funciona uma loja virtual?
4. Defina como será a dinâmica com seus fornecedores
Uma cartela de fornecedores e parceiros é fundamental para uma empresa que pretende se desenvolver no mercado digital. Seus principais produtos já estão selecionados com os segmentos de atuação, só falta definir como eles serão viabilizados.
Procure fornecedores confiáveis, que entregam sempre dentro do prazo e oferecem os melhores benefícios. Podem ser aqueles com quem você já trabalha ou algum com quem deseja trabalhar.
O importante é a garantir produtos de qualidade, com um bom preço e agilidade para os seus clientes!
Documente os dados encontrados, faça uma comparação entre eles, para então contratar formalmente cada um. Faça um alinhamento de objetivos e metas e não esqueça de pré-estabelecer como será a dinâmica de entregas e pagamentos. Dessa forma, ambos sairão ganhando.
5. Planeje quais serão seus canais de atendimento
Seu objetivo é vender online, certo? Então você precisa pensar com quais canais planeja trabalhar. Os mais tradicionais são o Instagram, Whatsapp e e-mail marketing, mas você também pode optar por um chatbot ou SAC, onde os atendimentos podem ser realizados na própria plataforma.
É preciso entender onde sua persona (cliente ideal) se encontra e utilizar esse canal para se comunicar com ele. Faça isso por meio mensagens e chamadas que encaminhem para o seu site e produtos.
É indispensável manter uma boa comunicação com seus fregueses e tentar sempre solucionar seus problemas e dúvidas, seja antes ou após a compra. Assim, você consegue manter uma boa reputação virtual e relevância entre o público alvo.
Você também pode se interessar: Customer Success: o que é, quais são as métricas e mais!
6. Defina quais opções de frete você irá trabalhar
A escolha das opções de frete é um passo importante de um guia sobre como começar um e-commerce do zero. Afinal, o tipo de frete e suas taxas são fatores de decisão na hora da compra. Existem duas formas de envio atualmente no mercado, as transportadoras e os correios. Ambas possuem pontos positivos e negativos.
Os correios atendem o Brasil todo e também o exterior, mas podem demandar um tempo de entrega maior. É o serviço mais conhecido do país e também o mais utilizado. Possui opções de rastreamento e permite que os usuários retirem as encomendas fisicamente em suas agências.
Já as transportadoras são uma opção mais recente no mercado e prometem uma entrega rápida e segura. Existem várias operando nacionalmente e são uma ótima alternativa para fretes mais baratos ou gratuitos para os clientes.
Nessa etapa é importante analisar onde seu e-commerce atuará e permitir que o consumidor simule as alternativas de frete. Aderir a mais de uma opção de entrega, garante a liberdade de escolha do seu cliente.
7. Se puder, invista em uma pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é fundamental para adentrar um novo ramo, no seu caso, o comércio virtual. Ela é baseada em uma pesquisa geral sobre seus nichos e fornecerá informações essenciais para colocar seu negócio em ação.
Uma boa investigação de mercados envolve questões qualitativas e quantitativas sobre possíveis clientes, concorrência e fomento da área de atuação. Ela tem o objetivo de gerar reflexões e ser utilizada nas tomadas de decisão da empresa.
Tópicos importantes a serem levantados, estão dispostos a seguir:
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Satisfação do cliente;
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Hábitos de consumo;
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Análise do segmento de mercado;
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Concorrentes e as formas como atuam.
Caso você não saiba como fazer uma boa pesquisa sozinho, contrate um especialista! É crucial que você conheça o ambiente que está pisando para ter maior assertividade!
Confira: O que é marketplace e como funciona?
8. Contrate uma consultoria para e-commerce
Por fim, é importante contratar uma empresa de consultoria para seu negócio digital! Elas oferecem um serviço personalizado conforme o objetivo de otimizar seu e-commerce.
Essas empresas são experientes naquilo que fazem: traçam estratégias de crescimento, identificam pontos de melhorias e garantem dedicação exclusiva para seu negócio. Então pesquise, faça orçamentos, compare os serviços e escolha a que melhor se enquadra em atender suas expectativas e necessidades.
Elabore um bom estudo de viabilidade de negócio. Tenha cautela e estabeleça metas realistas, antes de começar seu comércio online. É importante mapear o orçamento disponível para seu investimento inicial e estabelecer um fluxo de caixa, antes de contratar qualquer serviço. Assim você estará apto a adentrar ao universo digita!
Gostou do conteúdo de hoje? Toda semana trazemos muitos outros como esse! Continue acompanhando nosso portal para conferir dicas, tendências e estratégias para alavancar o seu negócio. Até a próxima!
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