Google Analytics 4.0: quais serão as principais mudanças?

O Google Analytics 4.0 é a versão mais atual do Analytics, lançada em 2020. A partir de 1º de julho de 2023, será o padrão a ser utilizado, substituindo o uso do Universal Analytics.

Dessa forma, é fundamental entender melhor sobre quais foram as mudanças para essa nova versão e quais foram as implementações. Assim, você já pode se preparar para tê-lo como principal parâmetro para as suas futuras análises.

Para compreender melhor sobre essa nova versão do Google Analytics, a YAV Digital separou os principais updates que ele sofreu. Para entender sobre, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é o Google Analytics 4.0?

O Google Analytics 4.0 é a mais nova ferramenta do Google para coletar dados da web e aplicativos para mostrar informações úteis sobre como é e está a jornada do usuário em seu site.

Dessa maneira, para a pessoa que o analisa, é um passo para ter medições, conseguindo pensar e dar prioridade para as próximas projeções do futuro da organização na qual trabalha.

Entenda os 9 principais updates para a nova versão do Google Analytics

Essa nova versão trouxe muitas mudanças, e foi muito incentivada por conta da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, boa parte do que foi realizado foi para garantir melhorias aos dados do usuário, além de colocá-lo como centro para as empresas adquirirem mais dados sobre sua jornada na web.

Assim, o GA4 é baseado em eventos, ou seja, é possível realizar relatórios customizados, possibilitando à empresa obter mais dados, principalmente sobre os comportamentos e ter melhores insights para suas estratégias!

1. Modelo de dados de acordo com a necessidade

Agora, todas as interações que o usuário tem em uma página serão armazenadas como um evento, tendo uma vasta opção para escolher e personalizar. Assim, as empresas conseguem utilizar as bases mais distintas, a fim de incrementar algo que faça sentido com o seu nicho, algumas delas podem ser:

  • geolocalização;
  • dados extras;
  • valores.

Guia Completo da YAV: Inbound e Outbound Marketing.

Pessoa digitando no celular

2. Coleta em outros dispositivos

Na nova versão será possível instalar coletores de dados para páginas da web e também para dispositivos móveis.

Assim, será possível obter dados de ambos os lados e interligá-los para gerar um relatório mais completo e personalizado.

3. Personalização avançada

O Google Analytics deixou de ter apenas aquela geração de dados automáticos, bem focados em apenas um ponto. Agora, a personalização é o que mais fez sucesso nessa versão, sendo possível gerá-la em vários aspectos, da maneira que bem preferir e fizer sentido.

4. Novos métodos de perspectiva

A perspectiva pode mudar de acordo com o negócio e tipo de contexto planejado para a coleta de dados. Assim, as informações podem variar conforme o que a empresa necessita naquele momento.

5. Estrutura da ferramenta

Antes, o GA era dividido em: conta, propriedade e vista. Agora, na nova versão, será dividido em: conta, propriedade e fluxo de dados.

Além disso, para conseguir coletar dados de aplicativos, é necessário a aplicação do Firebase, um recurso desenvolvido pelo próprio Google para conseguir fazer a análise em aplicativos.

6. Machine Learning

Com uma Inteligência Artificial na plataforma, será possível entender melhor sobre a conversão dos visitantes, ou seja, ajudará a identificar qual é o nicho mais importante do seu negócio. Assim, isso te ajudará a tomar melhores decisões, as mais assertivas.

Além disso, o GA4 tem uma análise preditiva, que consegue antecipar oportunidades, ou seja, ele te dá uma pequena ajuda na análise de fatos futuros, te auxiliando no processo de insights.

7. Integração otimizada com o Google Ads

Com essa integração com o Ads, será possível entender melhor como é o comportamento do usuário nas páginas de anúncios, o que mais fazem e como é a sua jornada por ela.

10 métricas de e-commerce para ter na ponta do lápis.

Mudanças nas métricas

8. Mudanças nas métricas

As métricas foram um fator que mudou muito com essa nova versão, se tornando muito mais acessível e mensurável, conseguindo entender melhor sobre a interação do usuário com a página.

– Taxa de engajamento

Essa é uma taxa de quando o usuário acessou o aplicativo ou site, tendo permanecido nela por mais de 10 segundos. Além de ver se fez alguma outra ação como a visita em outra página ou alguma ação de conversão.

Anteriormente, era visto como a taxa de rejeição, mas agora o Google entende que mesmo que o usuário não faça nada, ele pode engajar com a página.

– Sessões engajadas

Na parte de sessão engajada, o usuário também precisa ficar mais de 10 segundos na página, entretanto, para ser contada como uma sessão é necessário que tenha alguma interação com a página.

– Sessões engajadas por usuário

É quando o mesmo usuário retorna para o site ou aplicativo, interagindo novamente com aquela página. Quanto mais ele faz isso, melhor para a métrica.

– Tempo médio de engajamento

É o tempo que o usuário permanece ligado no que está vendo, contando desde que a página e/ou aplicativo esteja em primeiro plano.

9. Mensuração mais focada no consumidor

É possível identificar como e qual é o caminho que o usuário percorre até gerar alguma conversão. Assim, é possível entender o que ele acessou primeiro antes de chegar nessa outra sessão.

Isso faz com que os insights sejam muito maiores, conseguindo entender a fundo como é o caminho dele no seu site ou aplicativo.

Confira mais sobre churn, o que é, como calcular e dicas para reduzir!

Portanto, essa nova versão do Google Analytics trouxe várias melhorias, agora será possível ter mais parâmetros e entender melhor como é a jornada do usuário, entendendo muito mais com os relatórios personalizados que a ferramenta oferece agora.

Esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre essa ferramenta, e para ver mais sobre esses assuntos, continue acompanhando o blog da YAV Digital. Até a próxima!

Avalie este post

Impulsione suas vendas com uma consultoria exclusiva para seu e-commerce ou marketplace!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário