Taxa de conversão é uma das métricas essenciais do e-commerce. Essa taxa calcula a quantidade de visitantes que chegam até sua página e fecham uma compra. Em outras palavras, quais visitantes são convertidos de usuários para consumidores.
Melhorar essa taxa de conversão não depende apenas de um bom produto ou serviço, ela envolve várias estratégias, técnicas e práticas. Por exemplo, um produto, por melhor que seja, é negativamente impactado por um site que funcione mal e um marketing de boa qualidade pode ser prejudicado por uma descrição incorreta.
Descobrir quais as melhores táticas de conversão e-commerce é essencial para evitar erros e fazer seu negócio crescer. Por isso, continue lendo para entender mais sobre a taxa de conversão e como aumentá-la com a YAV Digital.
O que é a taxa de conversão em um e-commerce?
Essa é a taxa que mede a quantidade de usuários que entram em seu site e são convertidos. Nem sempre alguém que entra no seu site acaba comprando, mas, a partir do momento que já está em seu site, pode ser convencido a comprar.
É exatamente isso que a taxa de conversão calcula: os resultados práticos que seu site tem para conseguir vender o produto ou serviço para quem já está no site. E para acessá-la é bem fácil, basta acessar os dados fornecidos pelo Google Analytics do seu negócio.
Outro aspecto importante sobre a taxa é o marketing. A conversão no marketing digital diz respeito à estratégia de divulgação utilizado por essa loja on-line, não necessariamente à conversão do e-commerce em si. Independente do tipo, ele pode ser calculado pela taxa de conversão (em especial o chamado marketing de conteúdo). Ou seja, a taxa de conversão serve para evidenciar:
- Se o site é atrativo para o cliente;
- Possíveis erros que fazem o cliente desistir da compra;
- Se sua estrutura do site facilita a compra;
- Quais as melhores práticas que são capazes de influenciar as decisões dos clientes;
- Qualidade do marketing e o quanto de consumidores ele rende.
Tudo isso deve funcionar da maneira mais eficiente possível em uma loja on-line. E, por isso, cada tipo de taxa e-commerce deve ser estudada pelos responsáveis do site. Só assim há garantia de que o e-commerce conseguirá melhorar em vendas e oferecer algo mais confiável aos clientes.
Confira 10 estratégias para aumentar a taxa do seu e-commerce
Para que a taxa de conversão e-commerce cresça em seu site é preciso adaptar as melhores estratégias — aquelas capazes de impactar o cliente e convencê-lo de que sua empresa tem o que precisa. Sua loja irá melhorar e conseguir taxas de conversão mais altas ao adaptar cada uma delas.
Quando se aumenta a taxa de conversão, automaticamente vários aspectos são melhorados, tais como a experiência do cliente e sua fidelização. Então, o que não faltam são motivos válidos para você estudar e aplicar as dicas abaixo, confira.
1. Realize testes A/B
Os testes A/B são simples e muito eficientes! Eles funcionam de modo bastante intuitivo, no qual determinada estratégia é criada, aplicada e, após isso, seus resultados são comparados.
Posteriormente, a mesma estratégia é de novo aplicada, porém, com alterações pontuais, como uma segunda versão. Assim, há uma noção bastante exata de como aquele fator isolado é capaz de alterar sua taxa de conversão e-commerce.
2. Ofereça suporte em tempo real
Ter um suporte em tempo real auxilia bastante o cliente que está em dúvida e quer comprar seus produtos. Esse suporte pode ser realizado por meio do WhatsApp ou mesmo pela própria página por meio de um chat especial. De qualquer modo, atender os clientes é fundamental para melhorar sua taxa de vendas.
3. Recolha as avaliações dos antigos consumidores e disponibilize no site
As avaliações dos antigos clientes devem ser apresentadas pelo site, pois elas mostram o quão confiável é o serviço e os produtos. Elas são essenciais para conseguir dialogar com aqueles clientes mais desconfiados que têm medo de sofrer golpes e fraudes ao experimentar novos e-commerce.
4. Realize boas descrições
Uma descrição de qualidade é capaz de vender qualquer produto! Por isso é essencial que essas descrições estejam criadas de forma estratégica para todos os produtos e serviços. Elas devem ser detalhadas e todos os pontos positivos daquele item, sobretudo seus diferenciais, devem estar esclarecidos no site.
5. Detalhe a descrição dos produtos com fotos e vídeos
Há um método sem igual para enriquecer a descrição de produtos e serviços, no qual envolve colocar vídeos e imagens para cada item vendido. Assim, o cliente tem uma perspectiva mais completa do que irá comprar em relação a sua aparência real, como também tamanho e enganos poderão ser evitados.
6. Conheça seu público
Para conseguir realizar uma boa conversão é necessário conhecer o público em que se mira. Para conhecê-lo, você pode investir na estratégia de e-mail marketing e analisar como ele interage com os conteúdos.
Ao conhecê-lo, diversos aspectos do seu serviço, site e loja on-line poderão ser modificados, como descrições, cores, estrutura do site, produtos e muito mais. Veja o que seu público gosta, o que consome e então aplique esse conhecimento em seu e-commerce.
7. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo se utiliza de produzir conteúdo relevante e útil para os clientes para conseguir apresentar seu serviço e produto. Quanto mais esse conteúdo produzido for interessante e auxiliar seu público-alvo, maior a conversão que o marketing digital retornará para seu e-commerce.
8. Tenha uma boa UX no site
Hoje em dia a UX já é um dos elementos mais importantes para qualquer página, em especial para um e-commerce. A UX, ou experiência do usuário, é a forma como o visitante experimenta sua página. Ela pode ser de má ou boa qualidade, tudo depende de certos elementos como:
- Quão rápido e responsivo o site é;
- Se as informações estão claras;
- Se navegar no site é intuitivo;
- Se o visual do site é agradável;
- Se os produtos são evidenciados e bem explicados no e-commerce.
Quanto melhor a UX em seu site, maiores as chances do cliente comprar os produtos e, com isso, a taxa de conversão aumentar. Ter um design de qualidade para seu e-commerce é um fator determinante e não pode deixar de ser aplicado.
9. Ofereça as mais variadas opções de pagamento
Existem várias opções de pagamento digitais, como parcelamento no cartão, PIX, boletos, entre outras. É essencial que seu e-commerce ofereça todas elas ou, pelo menos, a maioria, para evitar que haja desistências por conta do cliente não conseguir fechar a compra do produto.
10. Tenha um e-commerce com layout clean
Realizar o marketing interno e colocar anúncios em seu site é importante, mas este esforço deve ser realizado de maneira calculada e bem pensada. O visual do seu e-commerce deve ser o mais limpo possível, para evitar confusão e poluição visual na página — isso previne o abandono do seu site por parte do usuário.
Como calcular a taxa de conversão do seu e-commerce?
A taxa de conversão é facilmente calculada pela fórmula do número de visitantes na página subtraído pelo número de compras realizadas. Com o cálculo você consegue descobrir quantos visitantes passaram no site e não realizaram a compra.
Depois desse cálculo aplicado é necessário entender o porquê isso aconteceu e qual o tempo que esses consumidores passaram em seu site. Um bom meio de conseguir todas essas informações é o próprio Google que oferece ferramentas (como Google Analytics) para verificar todos esses dados sobre o site.
Erros comuns que te fazem errar na hora de calcular a taxa de conversão
Ao calcular a taxa de conversão do site é preciso tomar cuidado com certos aspectos, pois mesmo que o cálculo seja simples, é preciso considerar outros fatores. Um deles é a já mencionada taxa de engajamento (tempo que o cliente passou no site), já que muitas vezes os visitantes acabam por engano na página ou trocam de opinião rapidamente.
Também é preciso saber de onde esses clientes vieram, se do Google ou por meio de um marketing de conteúdo específico. Isso permite que seus esforços possam se concentrar naquela estratégia que dá certo atualmente. Por fim, também é necessário verificar em que momento esses clientes acabaram por desistir da compra, para realizar correções nas etapas mais problemáticas.
Essas são algumas maneiras eficientes de garantir mais lucro para seu e-commerce. Com elas, você pode converter mais clientes e evitar que compras sejam deixadas para trás no meio do caminho, aproveite para conhecer todas!
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