Confira o que é CTR e como essa taxa influencia no seu site

Compreender o que é CTR com precisão se tornou indispensável para os negócios que passaram a investir em práticas de desenvolvimento na internet. Parte disso se dá porque avaliar o quão eficiente são as estratégias de marketing de seu site é extremamente importante para garantir a eficiência e resultados desejados das práticas escolhidas.

Ele é uma das métricas importantes para se conhecer no mundo do e-commerce e, visto a importância dessa métrica, é preciso ter o entendimento necessário para que seu empreendimento colete os benefícios necessários para a execução de estratégias mais assertivas. Confira tudo neste artigo sobre o que é CTR e como utilizar a métrica adequadamente em seu empresa!

Afinal, o que é CTR (Click Through Rate)?

Podemos compreender o que é CTR como “taxa de cliques”. Basicamente, essa métrica é capaz de medir a quantidade de pessoas que clicaram no seu anúncio ou em sua página após vê-lo na internet. Percebe-se que, na prática, essa medida será utilizada como avaliador do desempenho de dados importantes para o bom desempenho da campanha.

O seu cálculo se tornou extremamente popular devido à grande quantidade de estratégias de marketing realizadas hoje em dia. Com a necessidade de verificar o grau de eficiência delas, essa métrica foi criada para tiramos conclusões extremamente importantes do site.

Afinal, como calcular a taxa de CTR em um website?

O cálculo da taxa de CTR de um site ocorre por meio de uma operação de divisão que permite que o leitor do valor perceba como a quantidade de cliques está distribuída conforme a quantidade de vezes de exibição do anúncio. Dado essa definição, podemos expressá-la com a seguinte conta:

CTR = NÚMERO DE CLIQUES / NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES X 100 

Como podemos perceber com a expressão, apenas a divisão forneceria um valor muito pequeno, fator esse que dificultaria uma análise mais rápida e prática. Por conta disso, a multiplicação por 100 ocorre para transformar os valores diretamente em porcentagem e facilitar a leitura da métrica. 

Esses números podem ser encontrados no Google Search Console (aprenda como usar aqui) do seu negócio e, para exercitar o uso dessa expressão, vamos a um exemplo: suponhamos que durante suas análises você deseja conhecer o CTR de um anúncio que teve 80 cliques e mais de 8000 visualizações.

Utilizando a equação, teremos a divisão dos dois valores citados que resultará em 0,01. Quando este for multiplicado por 100, teremos o percentual do CTR de 1%, um valor relativamente baixo para os padrões que mostraremos à frente.

Qual é a importância de acompanhar o CTR?

Acompanhar adequadamente o CTR mostra para o seu time se o link analisado seguiu todas as regras para ser apresentado a um bom número de usuários. Logo, pelo fato da taxa permitir analisar vários pontos interessantes, significa que o site terá muito mais ideias para melhorá-lo. 

Por conta dessa capacidade, o acompanhamento cuidadoso do CTR pode se mostrar bastante útil para melhorar diversas práticas necessárias ao sucesso do site. Confira alguns deles abaixo:

  • Aprimorar o SEO;
  • Identificar erros nas estratégias de marketing digital;
  • Analisar quantidade de público interessado;
  • Entender os custos daquela campanha;
  • Detectar oportunidades de aumentar os resultados.

É válido comentar também que o acompanhamento do CTR precisa ser constante. Ao fazer esse monitoramento, torna-se possível encontrar dados que informem em qual área o seu site precisa investir mais para ter melhores resultados.

Um destaque precisa ser feito para o entendimento dos custos que o acompanhamento da taxa oferece. Com o tratamento adequado, se percebe o quanto se gasta e, portanto, se ainda faz sentido aplicar naquela campanha.

Sejam negócios pequenos ou grandes, conseguir saber se os recursos investidos estão sendo aproveitados apropriadamente é essencial para uma boa saúde financeira.

Qual a relação entre CTR, CPC e CPM?

O CTR determina o quão alto será o valor do Custo Por Clique (CPC) ou o Custo Por Mil impressões (CPM) a depender do modelo de precificação adotado por sua campanha. Entender, portanto, a relação dessas 3 siglas é de extrema importância para avaliar a qualidade de campanhas com anúncios. 

Em outras palavras, caso a sua campanha seja precificada em CPC e tenha um CTR alto, significa que o anúncio precisou ser exibido uma quantidade menor de vezes para ser clicado. Isso traz uma redução no que seu site precisará pagar pelo clique e, consequentemente, uma economia muito importante para futuros investimentos.

Percebe-se que o ideal é compreender o que é CTR juntamente de sua relação com outras métricas capazes de avaliar a qualidade de campanhas para fornecer conclusões cada vez mais precisas do negócio.

CTR alto, baixo ou ideal?

Ao compreender o que é CTR, percebe-se que a depender de seu valor, algumas conclusões muito interessantes podem ser tiradas. Quando a taxa está muito baixa, por exemplo, é provável que aconteceu algum erro que comprometeu a quantidade de pessoas que clicaram no anúncio.

Tomando como base a fórmula apresentada, quanto maior for o percentual de CTR, significa que mais pessoas clicaram no seu anúncio mesmo que menos visualizações tenham ocorrido. O Google valoriza bastante esse índice e tende a auxiliar campanhas que apresentam essas características.

Na maior parte dos casos, uma taxa que atinja o valor maior ou igual a 3% está bem aceitável. Porém, tome cuidado ao analisar o quão satisfatório é o valor que você encontrou considerando todos os fatores importantes para o negócio, em especial a sua concorrência.

Vamos supor que você calcule e encontre que o resultado de seu CTR é de 2,5% enquanto o do seu concorrente é de 4%. Interpreta-se com esses valores de que existem determinadas práticas que seu concorrente aplica que faz os usuários terem mais acesso aos anúncios dele em comparação aos seus, fator significativo nos resultados do empreendimento.

Vale lembrar que essa não é uma média absoluta. Isso porque, como falamos acima, existem diversos fatores que podem estar influenciando nos números. Portanto, foque em sempre em analisar todas as variáveis para compreender qual a variação média ideal do CTR do seu negócio.

Como aumentar o CTR das palavras-chave e dos anúncios?

Existem diversas dicas extremamente eficientes para aumentar o CTR tanto de palavras-chave como de anúncios. A primeira delas é inserir a palavra-chave de forma correta em seus anúncios.

Para isso, utilize-a de forma bem natural e orgânica no título e no decorrer do texto. Apesar da dica ser bem eficiente e já fazer grande diferença, trouxemos mais 4 capazes de maximizar os efeitos da dica anterior!

Faça uma excelente CTA

Investir em chamadas capazes de direcionar seu usuário a tomar atitudes desejadas garante mais cliques naquele link e, consequentemente, melhora o seu cenário de campanhas com anúncios.

Atente-se para a URL 

Definir uma URL adequada e “amigável” garantirá que os usuários tenham confiança em entrar no site de seu negócio, sabendo para onde aquele link os leva. O modelo mais utilizado é o de nomear o site e usar a palavra-chave em seguida, mas você pode criar formas e testar para medir as preferências de seu público.

Negative termos irrelevantes

O ato de negativar determinados termos significa informar que seus anúncios não devem ser expostos caso algumas pesquisas sejam feitas. Isso aumenta a garantia de que as pessoas que verão o seu anúncio, estarão interessadas no produto/serviço exposto. Logo, devido a esse interesse, as chances de clique são maiores, o que contribui para o CTR.

Aproveite períodos sazonais

Por fim, adaptar os anúncios de seu site para períodos sazonais é muito interessante para aproveitar a grande movimentação do comércio. Logo, invista em programar seu site conforme as épocas de Black Friday, Natal, Dia das Mães e outras datas como essas. 

Com o aumento de interesse causado por esses períodos, a tendência é a de sua taxa de CTR subir muito e, consequentemente, gerar bons resultados ao seu empreendimento. Por serem momentos de pouca duração, é preciso aproveitar de forma inteligente as possibilidades positivas fornecidas.

O acompanhamento do CTR e sua importância são extremamente decisivos para o sucesso de um site. Por isso, consulte este artigo como material de reforço sempre que preciso e aproveite para conhecer também como configurar o Google Analytics para analisar outros dados importantes do seu e-commerce.

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