WhatsApp para e-commerce: como usar para o atendimento?

O WhatsApp surgiu como uma ferramenta inovadora para troca de mensagens e, com o avanço do aplicativo e da globalização, passou a ser utilizado para outros fins, como no setor vendas em lojas e e-commerces de todo o mundo.

Atualmente, o aplicativo é utilizado por mais de 120 milhões de usuários em território nacional, número que corresponde a quase metade da população. Para entender melhor sobre como utilizar essa ferramenta a seu favor, continue aqui, na YAV Digital, e compreenda melhor sobre o assunto!

WhatsApp para e-commerce: por que adotar?

Ao adotar essa ferramenta, é possível gerir a comunicação com o cliente de forma rápida e efetiva, uma vez que grande parte das pessoas utilizam a ferramenta para se comunicar atualmente.

Isso ocorre porque a WhatsApp trouxe muita praticidade para as pessoas, não sendo necessário fazer ligações a todo momento. Além disso, elas conseguem responder quando tiverem o tempo para isso, não atrapalhando outras atividades do seu dia.

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quais são as possibilidades de uso da ferramenta no negocio

Quais são as possibilidades de uso da ferramenta no negócio?

Com o WhatsApp Business, é possível agregar as seguintes funções para o seu negócio:

  • Informações completas: a empresa consegue colocar todos os dados na ferramenta, como o endereço, horário de funcionamento, segmento, site, e-mail, proporcionando informações completas ao usuário;
  • Catálogo: a ferramenta te possibilita a criação de um catálogo no seu perfil. Dessa maneira, você pode colocar todos os produtos que trabalha e elencar os preços de cada um;
  • Botão no aplicativo do Facebook: os aplicativos estão interligados com essa função, assim, basta que a pessoa clique no botão para ser direcionada para uma conversa com o atendente;
  • Pagamento no aplicativo: é possível cadastrar o cartão de crédito e realizar os pagamentos com muito mais facilidade, seja no débito ou crédito;
  • Mensagens instantâneas: você pode colocar mensagens para o período em que não estiver disponível, informando qual o seu horário e até mesmo solicitando para a pessoa adiantar o assunto. Outra possibilidade é utilizar uma mensagem de boas-vindas quando o cliente enviar uma mensagem durante o dia;
  • Respostas rápidas: é possível criar algumas mensagens padrões para enviar aos clientes, sem a necessidade de digitá-las a cada atendimento. Isso poupa tempo e garante maior satisfação ao usuário;
  • Etiquetas que organizam as mensagens: coloque uma etiqueta colorida para organizar as mensagens, assim é possível separar clientes, fornecedores, clientes novos, etc. Ou seja, pode ser muito útil para o seu método de organização;
  • Relatórios com estatísticas das mensagens: com esse relatório, você confere como foi o envio das mensagens. Ou seja, quais foram recebidas, entregues e lidas pelo usuário, mas sem dizer qual usuário efetuou a leitura, apenas um apanhado geral delas.

Por mais que pareçam a mesma coisa, eles têm algumas diferenças, acesse e entenda a diferença entre e-commerce e marketplace.

WhatsApp Business: quais os diferenciais para o negócio?

As diferenças com o uso do WhatsApp são várias, desde a venda até uma simples comunicação com o cliente. Ela pode servir para várias ações e motivos. Confira:

  • Ouvidoria: um canal aberto com o cliente para sanar dúvidas, ouvir dicas, reclamações e entender como pode melhorar o seu serviço. Além de auxiliar o cliente na parte de garantia de algum produto. Com isso, seu atendimento fica muito mais eficiente e com um cliente satisfeito;
  • Divulgação: você pode criar listas maiores de transmissão e enviar as novidades da semana, liquidações, novidades e até mesmo anúncios importantes;
  • Acompanhamento de pedidos: você pode fazer uma conexão com os pedidos dos clientes para que a mensagem de acompanhamento de itens chegue para ele no WhatsApp. Isso gera muito mais praticidade e garante uma informação mais rápida a ele;
  • Vendas: pode ser que ele entre em contato ou se interesse por algo que você enviou como divulgação! Isso faz com que a venda se torne mais fácil, visto que o cliente já sabe o que deseja, gera uma proximidade e ainda aumenta sua conversão.

Além do WhatsApp, há outros aplicativos que te possibilitam vender! Leia e entenda como usar as redes sociais para vender mais? Confira dicas com a YAV!

Viu só? Essa é uma ferramenta muito útil quando o assunto é relacionamento com o cliente, com ela, a empresa consegue ter mais praticidade e um controle maior dos seus atendimentos, além de se organizar melhor e ter mais insights de como melhorar o seu negócio por meio de feedbacks que podem receber.

Além de trazer esses benefícios para a empresa, o cliente se sente mais confortável e entende isso como um atendimento preferencial, principalmente quando respondido rápido ou com alguma mensagem que o negócio não está no período de atividade.

Gostou deste conteúdo? Acesse e veja mais conteúdos como este na YAV Digital e confira dicas e passos de como melhorar o seu e-commerce e alavancar suas vendas!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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