O que é tráfego pago? Vale a pena investir na estratégia?

Investir em anúncios na internet é uma estratégia muito efetiva que cria diversas oportunidades de crescimento para as empresas. É disso que se trata o tráfego pago: por meio de anúncios, tornar sua marca conhecida e alcançar objetivos pré-estabelecidos.

Quer conhecer melhor o tráfego pago? Então, venha entender a estratégia, aprender a fazê-la pelo Google Ads, conhecer as outras plataformas existentes, quando usar e mais. Continue a leitura e venha desbravar essa parte do mundo do marketing digital. Confira!



O que significa tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital com o objetivo de gerar cliques e impressões para uma determinada plataforma. Ou seja, atrair mais pessoas e fazer com que leads e conversões sejam gerados em um site, blog, e-commerce ou marketplaces. A grande característica dessa tática, como o próprio nome diz, é o pagamento realizado para o material ser veiculado.

Apesar de existirem formas de crescer organicamente no digital, o tráfego pago é uma forma de acelerar os resultados. O fluxo de pessoas pode vir através dos resultados de busca, anúncios em redes sociais ou vindos de outros sites. Essa é uma ótima estratégia que já vem sendo usada por diversas empresas de pequeno, médio e grande porte.



Como fazer um anúncio pago no Google?

Criar um anúncio pago no Google não é tão complicado quanto pode parecer. Primeiramente, é necessário definir o objetivo da campanha e as metas. Por exemplo, escolher se você deseja que mais pessoas conheçam sua marca, ou que mais pessoas realizem compras dentro do seu site.

Durante o segundo passo, é preciso definir o orçamento da campanha, para evitar situações financeiras inesperadas. Após isso, a segmentação deve ser feita. Ou seja, definir a faixa etária de quem receberá o anúncio, informações demográficas, localização e outros quesitos similares.

Feito isso, está na hora de selecionar o tipo de campanha, ou seja, onde os usuários verão seus anúncios. Vale ressaltar que cada uma possui suas especificações. Veja os tipos existentes:

  • Pesquisa: anúncios de texto que aparecem nos resultados de pesquisa;
  • Display: anúncios gráficos (imagens) que aparecem em sites, especialmente nas laterais;
  • Vídeo: anúncios em vídeo que variam de 15 a 20 segundos e aparecem no YouTube;
  • Shopping: promovem informações de produtos que estão à venda na página de busca do Google;
  • Discovery: anúncios que aparecem nos feeds on-line do Google;
  • App: propaganda de aplicativos em diversos canais como Google, YouTube e Google Play Store;
  • Local: anúncio de estabelecimentos em vários canais, incluindo o Google Maps;
  • Inteligente: simplificação das campanhas;
  • Maior desempenho: descoberta de novos clientes de alto valor em diversos canais.

Após todas essas informações definidas, está na hora de criar o anúncio: texto, imagem, banners e outros. Por último, basta publicar no Google!

Aproveite e confira nosso post para entender as métricas do Google Analytics de uma vez por todas!



Quais os outros tipos de tráfego pago?

Além do Google Ads existem várias outras plataformas utilizadas para realizar o tráfego pago. Continue lendo para entender mais sobre elas:



– Facebook Ads

O Facebook Ads é a sistema que veicula anúncios nas redes sociais da Meta. Ou seja, Facebook, Instagram, Messenger e até mesmo WhatsApp. Essa é uma ótima opção para aqueles que planejam voltar suas ações para as mídias sociais. Afinal, essas plataformas possuem milhões de usuários, garantindo uma alta interatividade.

Outro fator muito vantajoso é a personalização dos anúncios, fazendo com que eles sejam super direcionados para o público-alvo correto. De modo geral, o Facebook Ads traz resultados muito relevantes e válidos, possuindo um ótimo custo-benefícios.

Se quer vender mais através das redes sociais, confira as dicas que preparamos!



– Instagram Ads

Como vimos anteriormente, o Facebook Ads também veicula anúncios no Instagram, a famosa plataforma de imagens e vídeos. Apesar disso, também existe a ferramenta de tráfego pago voltada apenas para a rede social. Em resumo, nela são divulgados propagandas no Feed e nos Stories. Esses podem ser vídeos, fotos e carrosséis (varias imagens e vídeos).

É uma ótima forma de gerar cliques, conversões, visualizações de vídeos e outros. Os anúncios feitos pelo Instagram Ads são exibidos conforme o algoritmo do aplicativo.



– LinkedIn Ads

O LinkedIn é uma plataforma muito utilizada por diversos profissionais e a ferramenta de anúncios pode ser muito atrativa para negócios B2B. Por lá, o público é qualificado, influente e com grande chance de conversão, tornando o LinkedIn muito atrativo para as empresas.

Ele permite segmentações completas e super detalhadas, facilitando muito no desenvolvimento de personas. Além disso, a plataforma possui diversos formatos de anúncios diferentes, perfeitos para diversos objetivos e orçamentos.



– TikTok Ads Manager

Que a plataforma está em alta, muitos sabem, e é possível sim utilizar o TikTok para e-commerces. A rede possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Com a ferramenta de gerenciamento de anúncios, é possível definir os critérios de público-alvo e avaliar o desempenho das propagandas. O TikTok permite anúncios em vídeo de 5 segundos a 1 minuto de duração com o custo inicial de 50 dólares diários.



Vale a pena investir em tráfego pago para alavancar o negócio?

Sim! O tráfego pago é ideal para empresas e organizações que estão em processo de consolidação e precisam de novos clientes. Com essa estratégia, mais pessoas conhecem a marca e se tornam clientes, criando resultados muito significativos. Além disso, os resultados são obtidos rapidamente (quase imediatamente) e os investimentos não são tão grandes.

Quando usar essa estratégia?

O tráfego pago é recomendado ser usado sempre que a empresa tiver uma meta e desejar alcançá-la. Os objetivos podem estar voltados para o aumento nas vendas, se tornar mais conhecida, aumentar os cliques ou outros. A recomendação, para melhores resultados, é que as estratégias pagas e orgânicas sejam trabalhadas em conjunto.

Pronto, agora você já está por dentro do tráfego pago e está pronto para aplicá-lo na sua empresa. Esperamos que você tenha gostado desse texto! Continue acompanhando o blog da YAV Digital para conteúdos como sobre vendas no digital!

Avalie este post

Implemente as melhores estratégias de vendas e logísticas em sua loja virtual e aumente sua performance no digital!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário