10 dicas de como ganhar seguidores no Instagram

O Instagram é uma ferramenta completa, com várias funções e possibilidades, que vem atraindo cada vez mais pessoas, seja para produzir ou consumir conteúdo.

Assim, quando falamos em empresas, especialmente as de e-commerce, ter um bom Instagram e prosperar usuários para seu perfil crescer é fundamental, visto que você pode ganhar reconhecimento na web e colher vários frutos por meio dele e, principalmente, a conversão.

Pensando nisso, separamos 10 dicas de como você pode melhorar o seu perfil e ganhar mais seguidores nesta rede social. Confira!

1. Faça um conteúdo de qualidade

O primeiro passo é um dos mais importantes quando nos referimos ao crescimento de seguidores no Instagram. Por ser um aplicativo tão popular, perfis de diversos segmentos não faltam, sejam bons ou ruins. O que diferencia o engajamento é exatamente a qualidade que elas têm.

Ou seja, para crescer na plataforma e alcançar mais pessoas, todas as suas postagens devem ser bem feita e entregar conteúdos ricos, que atraiam o público e tragam informações valiosas, independentemente do seu nicho de atuação.

Aproveite e confira também: o que é tráfego pago? Vale a pena investir na estratégia?

Imagem com vários símbolos do Instagram.

2. Use hashtags

Independentemente do tipo de conteúdo que produzir para o seu perfil, o uso das hashtags pode proporcionar mais alcance de usuários. Mas, claro, procure por hashtags que façam sentido com o seu nicho e com a postagem em questão, para atrair as pessoas certas para o seu perfil. Além disso:

  • Use de 10 a 15 hashtags por post;
  • Não use nada genérico, busque por uma hashtag mais específica;
  • Varie quais você utiliza nos seus posts;
  • Evite hashtags banidas.
Equilibre a quantidade de publicações

3. Equilibre a quantidade de publicações

Quando falamos em conteúdo, também é necessário equilibrar quantos você vai postar, assim, busque um equilíbrio para não postar muitos em uma semana e na outra não postar nenhum.

Além disso, é interessante você manter uma frequência. Por exemplo, se seu dia de postar é sexta às 18h, toda sexta você deve ter o conteúdo pronto no mesmo horário.

Desenho de um calendário gigante, livros e pessoas.

4. Faça um calendário de conteúdos

Para ter mais assertividade nessa quantidade de publicações, você pode fazer um calendário que permitirá uma organização mais certeira. Assim, coloque as datas, horários e qual será o conteúdo do dia.

Dessa maneira, você vai ter uma organização muito maior e saberá exatamente quando fazer postagem. Sem falar que as chances de esquecer são muito menores.

Pessoa navegando por fotos em seu tablet, com uma mesa repleta de fotografias

5. Mostre seu cotidiano

Um dos tipos de postagens que mais atraem pessoas é a vida cotidiana. Os usuários adoram conferir o que está ocorrendo na rotina da página ou do influenciador, gostam de ficar a par de tudo e de entender qual o andamento de algo que foi citado dias atrás.

Aqui, você não precisa mostrar tudo diariamente, mas é interessante dar spoilers e/ou comentar sobre planos, ações e o que está acontecendo por aí. Então, trazer algo para deixar os usuários a par e interessados ainda mais na sua marca.

imagem focada na mão de uma pessoa que está segurando o celular.

6. Marque sua localização nos posts

Ao marcar a localização nos seus posts, as pessoas ao redor podem procurar por ela e se deparar com o seu conteúdo, podendo ser apenas a cidade ou a localização exata na qual você está. Nesse sentido, isso também vai te auxiliar no alcance de novos usuários.

Pessoa com a mão apoiada sobre uma mesa. Ela está segurando o celular que está com instagram aberto.

7. Use todos os recursos a seu favor

Sabemos que o Instagram conta com diferentes tipos de produção de conteúdo, seja em formato de foto, reels, vídeos ou stories. O ideal é que você utilize todos eles quando estiver preparando sua série de conteúdos.

Isso é necessário para não deixar o seu conteúdo tudo igual e fazer um perfil monótono, ou seja, sem graça que posta sempre conteúdos repetitivos. Inovar e trazer conteúdos novos faz muita diferença, tal como entrar nas trends, fazendo publicações para seguir essas tendências e ter mais oportunidades para “bombar”.

Quer entender mais sobre como criar bons conteúdos? Acesse e veja 8 dicas para criar conteúdo para o Instagram da sua loja.

 

pessoa segurando um celular que está acessando o Instagram

8. Melhore a bio do seu perfil

Um dos fatores que podem interferir de ganhar novos seguidores é a bio da sua página, pode parecer brincadeira, mas não! Afinal, é ela quem dá a cara do seu perfil e mostra todas as informações necessárias para o visitante.

Nesse sentido, faça algo simples, mas que entregue todas as informações necessárias que o usuário precisa, nome o que você vende, local, se envia para outros lugares, links e mais!

Imagem com vários ícones de like do Instagram.

9. Interaja com seus seguidores

A interação é fundamental para muitos aspectos, já que, a partir dela, é possível criar vínculo com as pessoas e trazê-las mais próximas da sua marca.

Desse modo, fale com seus seguidores nos stories, posts, responda os comentários, faça a famosa caixinha de perguntas e busque formas para estar junto com o seu público.

mulher segurando um logo do instagram na frente do rosto.

10. Tenha uma identidade visual definida

Por último, temos a parte do visual! Ter uma identidade bem definida garante mais visibilidade na mídia e permite que suas cores e logos ganhem mais forças apenas por serem vistas pelas pessoas e comecem a ser ligadas a sua empresa.

Portanto, essas são algumas dicas que podem fazer a diferença para você que está buscando crescer nesse aplicativo e ganhar mais seguidores. Para tudo isso, não se esqueça de ter uma boa equipe de marketing, que faça os conteúdos e consiga elaborar bons planos e seguir os passos do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Aqui, na YAV Digital, você encontra mais temas para entender como melhorar suas redes sociais e gerar conversão por meio delas, para conferir mais, continue seguindo e navegando por nosso blog. Ah, e não deixe de conferir como usar as redes sociais para vender mais. Até a próxima!

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