Como fazer da compra do seu cliente uma experiência incrível?

Gerar uma experiência de compra excepcional é fundamental para empresas de diferentes setores, especialmente com a intenção de ter mais autoridade on-line e no meio físico.

Os clientes têm o poder de decidir onde querem comprar e avaliam desde as funcionalidades de um site até as avaliações de outros compradores.

Garantir que o cliente tenha uma boa experiência uma compra é fundamental para garantir que novos leads sejam convertidos para o seu negócio.

Tudo isso se dará por feedbacks positivos de quem já foi cliente para que outros vejam as boas práticas de vendas para o seu público. Continue lendo para saber mais detalhes para tornar a experiência do seu cliente positiva!

Conheça quem é e quais as dores do seu cliente

É essencial conhecer os clientes e compreender as dores dele para saber como se comunicar e direcionar suas vendas. Ter este conhecimento auxilia a desenvolver suas estratégias de comunicação e nutrição, além de soluções para resolver problemas.

Para aprender como gerar desejo no cliente, é indispensável conhecê-los bem antes de contatá-los, pois garante que você entenda os anseios, dúvidas e quais são as expectativas deles quanto à sua empresa.

Avalie quais as preferências de compra do seu público

Antes de enviar e-mail marketing aos clientes, por exemplo, verifique quais são os tipos de preferências de aquisição dos alvos. Ao fazer isto, você fornece uma experiência de compra exclusiva a cada um, contribuindo para aumentar os ganhos.

Além disso, ao realizar uma avaliação integral, você entende as motivações dos clientes para fazer determinada compra, o que eles consideram antes da aquisição e qual foi a jornada deles até o momento da compra.

Construa uma jornada de compra ideal

Tenha em vista que a jornada de compra não é o mesmo que processo de vendas. A caminhada do cliente se refere ao aspecto de primeiro contato com a empresa, comparações de preços e decisão de compra que pode ser feita ou não.

Uma compra incrível é significado de eficiência por parte da empresa, que soube avaliar as necessidades do cliente e trouxe soluções para ele. Portanto, para a jornada aquisitiva ser agradável, é indispensável você e seu time se juntarem para desenvolver este processo no meio digital e conquistar novos prospects.

1. Defina um objetivo

O primeiro passo é avaliar o motivo pelo qual se deve estruturar a jornada do cliente para definir objetivos que podem ser a construção de novas estratégias, melhoria de ações no marketing ou mais visualizações no site para ter mais vendas.

2. Pesquisa, captação e organização de dados

Adquira dados completos dos leads, como demográficos, geográficos e comportamentais vindo do Analytics, por exemplo, para criar a sua persona. Assim, você e os colaboradores entendem o comportamento dos leads, o que desejam e quais serviços da empresa mais se adequam a eles.

3. Meios de contato atualizados

Para facilitar a busca dos clientes quanto a seus produtos ou serviços — e abrir portas para a comunicação e retirada de dúvidas —, mantenha seus principais canais de comunicação atualizados.

O ideal é analisar o que seus leads fazem, onde estão mais ativos e, dessa forma, criar uma página no Facebook, publicar mais no Instagram, colocar seu site nos comparadores de preços e manter o botão de WhatsApp disponível.

4. Descoberta das necessidades de leads

Saiba quais as motivações dos leads, o que precisam e que tipos de produtos foram visualizados na loja digital. Com estas informações você descobre quais itens podem realmente ajudá-los, proporcionando uma interação maior por WhatsApp ou e-mail marketing ao enviar mensagens com ofertas e cupons de descontos.

Considere os detalhes pelos quais seu público preza

É importante para todas as empresas realizarem vendas altas e conquistar bons clientes, porém, é fundamental considerar também atribuições que os leads prezam em qualquer companhia.

Em uma conversa, é esperado coerência e educação do seu vendedor, além de cuidado e atenção no momento de explicar o funcionamento de serviços para facilitar na tomada de decisões.

Existem clientes ainda que gostam de ser surpreendidos no momento da entrega, seja com uma embalagem diferente, bilhetinhos ou, quem sabe, até brindes junto a compra. Por isso, avalie seu público e dê um foco ainda maior nos detalhes que ele preza.

Capacite o seu time para não haver lacunas de comunicação e entendimento

A equipe de marketing e vendas precisam trilhar o mesmo caminho de acordo com as informações que possuem dos leads. Divergência em dados ou falta de comunicação causam muitos problemas, como atraso na resolução de problemas, insatisfação com o serviço e ocorrência frequente de erros.

Para não lidar com estes empecilhos, capacite os colaboradores ao reunir-se com eles regularmente. Não é necessário fazer uma reunião a cada dois dias, mas uma vez por semana ou quinzenalmente é suficiente para expor falhas e procurar boas soluções junto da equipe da YAV Digital.

forneça as ferramentas adequadas para a sua equipe

Forneça as ferramentas adequadas para a sua equipe

Quando os funcionários não contam com boas ferramentas, acabam levando muito tempo para captar dados, estudar os clientes e iniciar a comunicação que levará a uma decisão de compra.

Aposte em ferramentas de marketing como Analytics, Google Search Console e o Google Trends, que auxiliam a criar uma experiência de compra positiva no lead.

Cada opção conta com uma funcionalidade fundamental para entender o que mais consomem em suas páginas, por exemplo, abrindo portas para ocorrer uma nutrição eficiente e prática.

recolha feedbacks e se atualize sempre

Recolha feedbacks e se atualize sempre

Coletar comentários dos clientes para descobrir o que eles pensam a respeito do seu produto, da marca e de todo o serviço prestado, é indispensável para desenvolver melhorias em pontos negativos e mostrar que a empresa se importa com opiniões.

Esta é uma forma de analisar como melhorar a experiência do cliente, pois, com um atendimento de qualidade, produtos excelentes e um serviço de acompanhamento, você faz os leads quererem comprar somente com sua empresa, esquecendo da concorrência.

Confira 5 estratégias para promover uma experiência de compra de sucesso!

Gerar uma experiência de compra agradável nos prospects é importante, por garantir que queiram comprar de novo, que recomendem a marca aos parceiros e dispensem outras empresas para consumir os seus serviços.

Neste caso, é necessário aplicar diferentes estratégias em sua página para proporcionar um momento de compra. Para isto, é essencial saber como funciona marketing de experiência exemplos e como aplicá-los no site:

1. Otimize a velocidade do seu site

Sites rápidos são bem-vistos pelo Google e geram mais satisfação nos leads. Portanto, esteja atento quanto à velocidade das páginas e solucione qualquer problema de lentidão que você ou sua equipe tenha detectado durante testes.

2. Faça descrições completas dos seus produtos

Os produtos presentes na página de compras precisam estar devidamente descritos para os clientes entenderem do que se tratam. Adicione imagens, informe quantidades disponíveis, métodos de pagamento e evidencie os benefícios.

3. Possibilite que os clientes façam reviews das suas compras

Disponibilize nas páginas de seus produtos, uma ala especial para receber comentários. Os clientes precisam demonstrar satisfação ou insatisfação pela compra, dar notas e deixar claro o motivo pelo qual o produto poderia ser melhor.

Não se deve ver os comentários negativos como um problema, pois com os feedbacks expostos gera-se mais transparência, o que torna a experiência de compra melhor. Mostre que você se preocupa em melhorar os produtos ou serviços, respondendo com gentileza as críticas para construir confiança neste novo relacionamento.

4. Personalize a experiência por meio de dados

Trabalhar com Big Data, por exemplo, é um método eficiente de melhorar a experiência de compra dos clientes com base no que eles consomem. Este procedimento permite que ocorra o disparo de e-mails ou mensagens por WhatsApp com ofertas próprias a este público, ou que seu site crie sugestões de produtos que se adéquam aos gostos dos leads.

5. Surpreenda seu cliente

Se você vende mais produtos físicos, é essencial personalizar a caixa com o item ao incluir brindes, aromas ou uma pequena mensagem agradecendo a compra. Surpresas como estas ajudam a gerar uma experiência positiva, que demonstra a preocupação da empresa com o cliente.

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Crescer na internet, embora seja desafiador, é possível para empreendedores experientes ou que começaram o negócio próprio recentemente, quando feito com um time capacitado e que tem pleno conhecimento do marketing como um todo.

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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