REVELADO! Os segredos do crescimento e sucesso de um e-commerce

A prática das compras online ganhou grande notoriedade e vem crescendo desde 2020. Segundo o G1, 61% dos brasileiros preferem comprar pela internet [1], e a tendência para os próximos anos é que essa métrica cresça.

Pessoa digitando em um notebook

Introduzir um e-commerce nesse cenário pode ser desafiador para empreendedores iniciantes, principalmente considerando grandes nomes do comércio digital que já estão bem consolidados.

Embora pareça uma tarefa árdua, existem formas de implementar seu comércio de modo que ele garanta um crescimento orgânico e alcance a estabilidade, mas é necessário se planejar e direcionar os recursos para as esferas necessárias.

No post de hoje vamos conhecer alguns métodos de obter um e-commerce de sucesso, dicas de gestão e alguns segredos que ajudarão seu comércio digital a se destacar. Continue a leitura e entenda.

Imagem com vários presentes e um carrinho de compra

Quais os segredos para ter sucesso no digital?

Para conseguir estabelecer uma marca de valor dentro do ambiente digital, é essencial estar atento às tendências do e-commerce no Brasil para os próximos anos e aplicar os conhecimentos obtidos na sua estratégia de marketing. Entenda mais:

Descubra seu nicho

A primeira coisa que você precisa saber é: em qual área você quer atuar? É de extrema importância definir um nicho de operação, pois com base nessa informação, é possível desenvolver outras questões do seu como funciona um e-commerce, como a identidade visual, tipo de comunicação, tom de voz, e também segmentar seu público-alvo.

É necessário ter em mente que quanto mais específico for o nicho, maior será a demanda pelo seu produto. Logo, é preciso desenvolver um estudo de mercado para não escolher um segmento com baixo nível de procura.

Veja um exemplo:

Imagine uma loja que vende roupas. Este é um recorte muito abrangente e com muita competição. Agora pense que esta loja afunilou suas operações e passou a vender apenas roupas esportivas. Isso já faz com que seu público se torne mais específico e seu produto mais exclusivo.

Seguindo a linha de raciocínio, esta passou de roupas esportivas, para vestimentas e equipamentos para escalada. O segmento que já estava afunilado, se tornou ainda mais e conseguiu definir um público muito bem determinado.

Essa ação de tornar a sua área de atuação específica ao ponto de atender apenas um tipo de público, pode ser um fator de aumento nas vendas, pois lojas que vendem roupas, existem aos montes, mas lojas que vendem roupas e equipamento de escalada, são mais escassas. Resultado? A demanda será maior.

Defina um público-alvo

Saber para quem se está vendendo é um diferencial na implementação de estratégias para alcançar potenciais compradores. A definição do seu público-alvo facilitará tomadas de decisão, como canais de comunicação, seleção dos produtos e personalização de conteúdo.

Em um mercado que se torna mais competitivo a cada dia, ter um objetivo traçado e criar um estudo de mercado detalhado, com informações relevantes do perfil de consumidor que se quer impactar, é estar à frente da concorrência. Então, considere dados como idade, interesses, padrões de comportamento e outras questões que se apliquem à sua loja.

O importante é ter claro os valores que serão transmitidos, para quem e qual o propósito com essa ação. Criar uma conexão com os usuários, facilita a fidelização e, futuramente, a concretizaz a compra.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma das tarefas iniciais ao planejar a abertura de uma loja digital. Com este estudo minucioso, você poderá esclarecer questões como a demanda pela sua solução, ticket médio dos consumidores e variação do preço de produtos do mesmo segmento.

Para começar esse planejamento estratégico, você pode contar com ferramentas gratuitas que trazem resultados consideráveis, como a análise de SWOT, também conhecido como FOFA ou o SOAR. São recursos intuitivos e fáceis de usar.

A Análise SWOT é uma ferramenta estratégica da qualidade, criada em 1960 por Albert Humphrey, e composta por 4 áreas: 2 delas são forças e fraquezas e estão relacionadas ao ambiente interno e podem ser controladas pela empresa, as demais são oportunidades e ameaças, porém são de ambiente externo e, devido a essa característica, não podem ser controladas pela empresa. [2]

Caso ache necessário, também é possível contar com o auxílio de uma mentoria especializada para e-commerce, que presta uma assistência e dá dicas valiosas personalizadas para o seu comércio. Vale a pena investir!

Gestão macro e micro do negócio

Uma das grandes barreiras que os donos de e-commerce se deparam nas fases iniciais é a gestão adequada do macro e microambiente. O micro diz respeito a tudo que é interno da empresa. Já o macro engloba todos os fatores externos, como economia e cultura.

Na gestão do micro entra todos os assuntos internos de uma empresa, então é necessária uma ação de endomarketing eficaz para sempre manter os colaboradores motivados e engajados. Também é necessário se atentar a questões como gestão de estoque, crises, recursos e demais elementos que componham sua loja.

Já o macroambiente, traz fatores externos que podem afetar o bom desempenho do seu e-commerce. Este é um agente mais difícil de controlar, quase impossível. Isso ocorre porque são ações que estão fora do alcance da empresa. Nestes casos, o melhor a se fazer é a prevenção.

Estar alerta aos sinais apresentados, desde balanços na economia até condições climáticas e demográficas, pode ajudar a criar um plano de ação juntamente com a gestão de crise para se preparar e reduzir os impactos causados.

Não é possível controlar tudo ao mesmo tempo, mas com uma boa regência do macro e micro, fica mais fácil se sobressair sobre as eventuais dificuldades.

Plataforma otimizada para SEO

O SEO é um grande aliado de longa data do e-commerce, sendo um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o desempenho dos websites perante o Google, abordando pontos como ranqueamento, posicionamento e autoridade do site.

As técnicas de SEO podem ser aplicadas de várias maneiras para otimizar a performance das lojas virtuais, mas os métodos mais comuns são a produção de blogposts e textos de categoria ou páginas de produto.

Os textos para blog são canais de transmissão de conteúdos relevantes sobre a empresa e a solução que ela oferece, seja um produto ou serviço. Com estes conteúdos, o lojista apresenta aos clientes seus diferenciais e também sua propriedade no assunto. Quando bem produzidos, os posts para blog geram grande destaque ao e-commerce.

Já os textos de categoria são mais estruturados, devido à sua natureza técnica. Os textos de produtos ficam situados na página do produto e trazem informações como tamanho, cor, modelos, e outras qualidades que variam conforme o que está sendo comercializado.

Ao criar sua plataforma de vendas, considere contratar uma empresa especializada em SEO. Suas conversões terão um resultado muito melhor e o crescimento será gradativo.

Atuação nas mídias sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental para uma loja virtual sobreviver no meio digital. Estas plataformas são canais de comunicação com os clientes e compartilhamento de conteúdos. Também é possível realizar a divulgação e venda de produtos nas redes sociais.

A divulgação nas redes sociais também está atrelado ao marketing de conteúdo, que ajuda a atrair novos clientes e fidelizar os que já consumiram em sua loja. A utilização destas redes também ajuda a fortalecer a identidade da marca. Dessa forma, é possível encontrar pessoas que se alinham com como sua empresa se expressa.

Por isso, tenha como uma prioridade a criação de redes sociais. Seja ativo para chamar a atenção dos potenciais compradores, por meio de postagens criativas e conteúdos interessantes.

Produtos atrativos e preços competitivos

Independentemente do segmento que escolher para desenvolver seu e-commerce é crucial apresentar produtos diferentes e atrativos para cativar seu consumidor final.

É muito mais interessante trazer mercadorias que seus concorrentes ainda não apresentaram e mostrar aos clientes uma nova necessidade que até então eles não sabiam que tinham. Além dos produtos diferentes e atrativos, o preço é outro fator determinante no momento da compra é o preço atribuído aos itens.

Pensando nisso, traga valores que compitam com a concorrência para resultar em lucros para seu negócio, mas também diferenciais que justifiquem o preço e o porquê os clientes devem escolher sua loja.

Colaboradores engajados com o negócio

Manter os colaboradores motivados é indispensável, pois são eles a força motriz de qualquer empresa. Garantir o engajamento e satisfação com o trabalho é um dever do líder.

Eventualmente traga workshops e breves cursos profissionalizantes que auxilie na qualificação dos funcionários. Isso demonstra um diferencial e que a empresa se importa com o desenvolvimento profissional.

Oferecer benefícios também é necessário para dar aquela motivada na equipe. Claro que no início é um pouco mais difícil devido ao baixo retorno ou pelos recursos voltados para outras prioridades. Mas, assim que possível, busque formas de reconhecer os esforços da equipe.

Construir uma relação de parceria e confiança com seu quadro de colaboradores fará toda a diferença a longo prazo.

Ações voltadas para o cliente

Os clientes sempre devem ser o foco de qualquer empresa. Proporcionar a melhor experiência para eles precisa ser uma prioridade do seu e-commerce. Por isso, trace ações voltadas para seus clientes. Pode ser uma semana de descontos especiais, um programa de pontos para trocar por prêmios ou até mesmo sorteios periódicos e sazonais.

Existem diversas formas de atrair os clientes e cativar os olhares para a sua loja, basta ter planejamento, ser atencioso e aproveitar as oportunidades de forma inteligente. Invista nos seus clientes ao mesmo passo que investe no seu comércio. Assim, você cria um vínculo duradouro com os consumidores.

Homem digitando em um notebook

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No post de hoje vimos algumas formas de potencializar o crescimento do seu e-commerce, além dos métodos de torná-lo uma referência no mercado e fidelizar seus clientes. Até a próxima!

Referências

  1. https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/12/14/61percent-dos-brasileiros-compram-mais-pela-internet-do-que-em-lojas-fisicas-aponta-estudo.ghtml. Acesso em 25/10/2023 às 10:47.
  2. ANÁLISE SWOT E SUAS FUNCIONALIDADES: o autoconhecimento da empresa e sua importância. Interface Tecnológica, Fatec Taquaritinga, v. 15i2.450, 18 jan. 1994.
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