Melhores campanhas de Dia dos Pais em 2024: lista para montar a sua!

Está sem ideia de como montar campanhas de Dia dos Pais cada vez melhores? Sabemos que essas datas comerciais que envolvem presentes são muito importantes para os e-commerces. Se explorar sua criatividade, sempre existe uma forma de relacionar o Mês dos Pais com seus produtos.

Supondo que tenha um e-commerce de camisas, você não encontrará muitas dificuldades para vender produtos para o Dia dos Pais, certo? Mas mesmo se o seu produto for direcionado a mulheres, você ainda tem infinitas possibilidades, por exemplo, presentear uma mãe que faz o papel de pai. A chave para o sucesso na data está muito mais relacionada a estratégia do que ao seu nicho de vendas.

Como já demos dicas para vender mais no Dia dos Pais, a YAV selecionou13 dicas para aproveitar bem essa data e fazer sua campanha e seu e-commerce bombar, independente do seu nicho!

1. Faça um planejamento para o Mês dos Pais

Se você trabalha com produtos masculinos, essa data tem que estar marcada em seu calendário há meses. Mas se não deu tempo, não se preocupe, nunca é tarde para planejar!

Agora é o momento de planejar e organizar campanhas de marketing, redes sociais, previsão de estoque… Explore suas ideias para a ocasião e considere produtos que possam estar alinhados com as necessidades específicas dessa data, fazendo uma análise detalhada.

2. Conheça bem o seu público-alvo

Sempre é muito importante conhecer seu consumidor, pois é para ele que estaremos oferecendo nossos produtos e serviços. A definição de público-alvo compreende um grupo de pessoas com semelhanças entre si, na qual é direcionado o marketing de um serviço ou empresa.

São extremamente importantes para seu e-commerce, pois é através do público-alvo que possível compreender e atender às necessidades e expectativas do cliente, é para ele que você procura estratégias para vender.

3. Fique inteirado das principais tendências

Não adianta saber unicamente do seu público-alvo e não testar coisas novas ou não tentar atrair mais consumidores. Ése adaptando às tendências que você consegue convidar essas novas pessoas e fidelizar as que já são clientes.

Uma trend bem executada, pode atrair a atenção desses usuários para o seu e-commerce como opção de presente do Dia dos Pais, independente da categoria que vende.

4. Separe ideias para a campanha especial

Uma campanha de marketing é uma movimentação a fim de promover um produto, serviço ou marca, envolvendo a criação e a execução de várias atividades de marketing planejadas para alcançar um público-alvo específico e atingir metas comerciais.

Para criar a sua, procure inspirações nas campanhas de grandes marcas como Itaú, o Boticário e Gilette, identifique pontos comuns como a celebração da presença de um pai independente de como ele é, repare na inclusão e diversidade, veja como esses temas se relacionam com sua empresa e seus produtos. É necessário desenvolver campanhas distintas, especiais, que cativem o consumidor.

Estabeleça um propósito claro e um direcionamento com base nas campanhas vistas e desenvolva suas expectativas e metas com base nisso, garantindo que todos os elementos façam sentido juntos, refletindo como seu e-commerce se posiciona para o público.

5. Agregue mais valor ao seu produto

Agregar mais valor a um produto significa basicamente alterar a forma que este é percebido pelos consumidores, melhorando a atratividade e tornando-o mais diferente da concorrência. Estratégias para essa valorização podem vir através do visual do produto, seja pela embalagem ou no caso de um web-produto pela atualização de um layout.

6. Incentive as compras antes do Dia dos Pais

Se você vende opções de presente, para que o produto chegue na data correta, é importante reforçar e incentivar os compradores cerca de 30 dias antes. Assim as vendas se tornam mais estáveis para a sua organização interna e claro, para que o consumidor não precise se preocupar com prazos. Sempre se preocupe com o cliente, independente do seu nicho.

7. Desenvolva opções de kits especiais ou brindes

Quando se adiciona brindes, o consumidor se sente mais atraído a comprar o produto, ainda mais se for um brinde em quantidade ou por tempo limitado, trazendo a estratégia de escassez para o seu público.

O marketing de escassez é uma técnica que explora a percepção humana baseado na raridade ou na limitação de um produto, ou serviço. Isso acontece, pois segundo a psicologia, as pessoas tendem a atribuir maior valor a algo que é percebido como escasso, difícil de obter ou disponível apenas por tempo limitado. Aplicar isso para sua campanha com certeza trará uma procura maior pelo seu produto.

8. Ofereça cupons, descontos/promoções

Você provavelmente já se deparou com aquela promoção imperdível no mercado e acabou levando algo que nem precisava. Agora visualize sua marca e seu cliente na mesma situação. Nada é mais atrativo que um bom desconto!

Independente do seu nicho, cupons de primeira compra, descontos sazonais ou promoções específicas para o Dia dos Pais funcionam bem para atrair seus clientes, novos consumidores e aqueles que estão sempre de olho quase comprando seu produto.

Se o Dia dos Pais não é o ponto forte do seu e-commerce, aproveite para conferir o calendário comercial 2024 e planejar suas próximas ações.

9. Prepare seu estoque e pense na logística

Ponto-chave de todas essas dicas, afinal, do que adianta criar toda uma campanha e não ter produto para ser vendido? Planeje-se bem para que você tenha produtos disponíveis conforme o retorno esperado das estratégias de marketing, ofereça diferentes formas de entrega, seja bem claro ao mencionar a separação de pedidos, informações são cruciais para ocorrer a menor quantidade de imprevistos possíveis.

10. Otimize seu site para o Mês dos Pais

Certifique-se de que seu site esteja rápido, responsivo e seguro para a ocasião, datas comemorativas são o momento perfeito para investir e otimizar o seu e-commerce.

Não perda uma venda por que não soube preparar adequadamente seu servidor para este momento crucial. Verifique se seu e-commerce está nas ferramentas de busca e consegue ser acessado facilmente, procure também oferecer uma boa experiência de compra aos clientes!

11. Endomarketing

Muitas vezes a melhor campanha acaba vindo de dentro. O endomarketing é uma estratégia voltada para o público interno de uma empresa, visando motivar e alinhar os funcionários com os valores, objetivos e cultura da empresa.

Ao lançar uma ação entre os colaboradores, além de fortalecer sua empresa internamente, você também pode usar da ação em si como campanha para Dia dos Pais, conquistando o público externo com a sua postura interna.

12. Use as redes sociais ao seu favor com a estratégia omnichannel

As redes sociais são muito poderosas, pois podem reforçar sua marca de forma natural. São canais de comunicação e divulgação que muitas vezes facilitam que sua marca seja encontrada por novos consumidores e por isso são tão interessantes para se integrar com estratégia omnichannel.

A estratégia omnichannel é uma abordagem integrada de vendas e marketing que proporciona uma experiência de compra consistente e harmoniosa para o consumidor.

Os dois se envolvem ao gerar uma experiência única e fluida em que o cliente em potencial conhece a marca através de um anúncio no Instagram ou no Facebook e se interessa por um produto.

Na própria plataforma, o cliente tem acesso ao produto e permite que o consumidor tire todas as dúvidas, indo para o seu e-commerce com intenções de compra já formadas.

13. Faça uma consultoria de e-commerce

Caso algumas dessas dicas tenham te deixado com a sensação de que é muita coisa para organizar uma campanha, não se preocupe! Você não está sozinho.

Para compreender melhor todas as estratégias e implementar com sucesso essas dicas, você pode contratar uma consultoria para de ajudar com todo esse processo.

Afinal, o Mês dos Pais é uma temporada de oportunidade de muitas vendas e perdê-las não é interessante para ninguém. Inclusive, você pode fazer a consultoria de e-commerce e expertise em marketing com a YAV e aprender tudo sobre o tema lá!

Esperamos que com todas essas dicas tenha ficado mais fácil formular uma ideia de campanha para o Dia dos Pais. Gostou desse conteúdo e gostaria de conferir mais? Faça essa leitura sobre estratégias de UX design para você apostar em 2024, navegue pelo nosso blog e encontre mais temas que possam te interessar. Até a próxima!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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