Estratégias de UX design para você apostar em 2024

2024 chegou e com ele surgem novas oportunidades para estratégias de UX que devem ser implementadas por qualquer site, buscando crescimento nesse ano. O design de sites, ou também visto como UX (User Experience), tem foco em otimizar e tornar as páginas amigáveis para seu público, sendo crucial para o desempenho e a capacidade de impactar os usuários.

O mesmo vale para o e-commerce UX, o design aplicado para lojas virtuais, que devem ser ainda mais capazes de conseguir a atenção do leitor e fazê-lo engajar com a página em 2024.

Desse modo, as chances do visitante comprar um produto e se sentir bem atendido, o suficiente para voltar a comprar, são maiores! Por isso que o uso de uma estratégia de UX atualizada e bem definida é fundamental para seus resultados. Para entender mais, separamos 8 pontos para você prestar atenção. Confira!

Estratégias de UX

1. Funcionalidade acima de estética

Ao aplicar uma estratégia de UX, nunca se esqueça que a funcionalidade é sempre superior e mais necessária que a estética. Não quer dizer que o elemento beleza e elegância devam ser descartados, muito pelo contrário. É, sim, importante estarem lá, mas o do desempenho do site deve ser sempre maior.

Caso contrário, o mau desempenho faz com que usuários abandonem a página. Pesquisas apontam que 4 segundos é o suficiente para que 25% dos usuários desistam de acessar um endereço na internet. Um número assustador! Principalmente se o seu UX de e-commerce não for adequado, o que significa que seu visitante pode desistir da compra e do site.

Essa situação torna-se ainda mais crítica quando consideramos que o usuário tem uma grande probabilidade de nunca mais retornar ao site. Além disso, a falta de funcionalidade no UX pode transmitir a ideia de falta de credibilidade, o que é prejudicial para as vendas.

Funcionalidade acima da estética

2. Pense em criações que respeitem um funil de vendas

Ao planejar UX sites deve ser considerada a experiência de compra do usuário, o funil de vendas, e as diversas etapas que acontecem em uma venda. Deste modo, o design se torna mais eficiente em converter visitantes e leads, para que se tornem consumidores finais do produto ou serviço.

Há etapas que são muito bem definidas no funil de vendas, e quando as estudamos temos uma perspectiva ampla de como funciona a venda. No geral, essas etapas podem ser definidas como:

  • Captação do interesse;
  • Apresentação do produto;
  • Descrição do produto;
  • Oferecimento da venda.

É importante que o UX do e-commerce consiga focar nesses diferentes aspectos e realizar vendas para o site. Esta é uma estratégia de UX que deve estar presente em toda página de vendas, quanto mais valorizado for o funil, melhor.

Funil de vendas

3. A intenção de busca é essencial

Quando um visitante vai até um site, foi provavelmente levado até ali por meio de uma busca no Google, logo ele tem algum tipo de intenção com aquela pesquisa e é necessário que a estratégia de UX leve este fato em consideração. Dessa forma, o design lida com clientes que buscam comprar ou só conhecê-lo.

Ao focar nessas duas dinâmicas, o UX do site melhora consideravelmente suas vendas e eficiência em lidar com o usuário. Assim, os dois principais tipos de público que acabam por entrar em contato com o site são considerados e recebem o que pesquisaram pelo site.

Veja 5 ferramentas para e-commerce que você precisa conhecer!

Intenção de busca dos usuários

4. Capte a atenção do usuário

A atenção do usuário deve ser captada rapidamente para que ele não desista do site, lembre-se que no geral o público da internet busca informações rápidas, diretas e intuitivas. Se não encontrar isso claramente no site, ele pode e provavelmente irá desistir de continuar navegando ali.

Então é necessário captar a atenção, dar ampla visualização para as informações mais procuradas pelos usuários, como uma descrição do produto, preço e especificações. Há recursos extras que podem ser aplicados para conseguir a atenção dos usuários como:

  • Banners;
  • Vídeos explicativos;
  • Imagens;
  • Caixa alta e textos chamativos;
  • Cores diferentes.

Mas especialmente no quesito de capturar a atenção, vale sempre a pena focar em uma composição orgânica da página, onde o design favorece a visualização do que importa. Deste modo, o usuário pode identificar o que veio procurar e ser engajado a ficar para buscar mais informação.

Atenção dos usuários

5. Crie uma navegação funcional e intuitiva

Uma boa estratégia de UX deve ser funcional e intuitiva, e incentivar que seus usuários continuem na página interagindo com seus recursos. Captar a atenção do público não é a solução, é necessário que ele entenda com um olhar o que a página realiza e como é possível navegar nela.

Desta forma, ele se sente muito mais disposto e impelido a continuar no site e procurar por novas funções. Este é um benefício que somente o UX sites pode oferecer e é de sua responsabilidade promover um ambiente digital que seja intuitivo e de fácil manejo para seu público.

Navegação e funcionalidade

6. Qual o diferencial que você pode agregar à experiência do cliente?

Originalidade conta muito à estratégia de UX, e seu design deve pensar no que vai agregar em experiência ao público, como se diferencia de outros sites no mercado e concorrentes. É claro que originalidade em si não basta, é necessário agregar de maneira positiva em como o público interage com o site.

Nesse caso, vale a pena apostar em recursos extras como chats de atendimento automatizado, compras com um clique e recursos que acompanham a interação do público. Aqui também entram mapas de navegação, painéis que mostram outros produtos e serviços oferecidos pelo e-commerce, e outras funções que facilitam a compra.

Experiência do usuário

7. Adaptada para várias plataformas

Todo design deve considerar que o público poderá acessar o site de diversas plataformas, como por computadores, smartphones, tablets, notebooks e dispositivos móveis em geral. Ou seja, a página deve estar pronta para lidar com todos eles e oferecer uma navegação satisfatória em todos os casos.

A estratégia de UX deve servir para atender todas essas demandas de maneira eficiente e focar em entregar todos os pontos abordados acima, independentemente da plataforma de acesso. É importante focar em todas as etapas de venda, seja qual for o meio utilizado, melhorando sua taxa de conversão.

Não é interessante que um usuário de smartphones tenha que entrar no computador para finalizar a compra, por exemplo. Então o foco do design deve ser atender completamente em suas respectivas plataformas.

Adaptabilidade para diversos dispositivos

8. Atenção quanto a detalhes técnicos e estéticos

Por fim, algo que não pode faltar no design é ter atenção em todos os detalhes técnicos e estéticos do site, que mesmo que estejam em função da sua otimização, ainda devem ser considerados. Um site não pode ter um visual desagradável e de pouca qualidade por interferir na experiência do visitante.

O design deve ter a cara da marca, utilizar suas cores, ser o mais clean possível para evitar poluição visual e trabalhar para que o usuário se sinta em casa em sua navegação. Elementos adicionais como suporte e o contato do e-commerce também devem estar presentes em seus respectivos espaços sem atrapalhar a navegação.

Detalhes estéticos

A importância geral de um bom design

O design é fundamental não só para a aparência do site, mas especialmente como se comporta e interage com o usuário. Por isso, a estratégia de UX deve ser focada em atender tudo o que for necessário para que o público se sinta bem.

Sites com má otimização ou recursos pouco claros não oferecem uma boa experiência do usuário. Portanto, esses elementos devem ser corrigidos quanto antes para melhorará-la. Outro fator que destaca a importância do UX é que o Google não recomenda sites com má otimização em suas buscas.

Por essas razões, é fundamental utilizar boas estratégias de UX design em 2024 e nos anos seguintes. Desta forma, você garante que está atendendo ao público da maneira correta, ao mesmo tempo, em que foca em um bom desempenho para sua página.

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