Melhores marketplaces do Brasil em 2023: veja os destaques!

As compras pela internet cresceram exponencialmente entre 2020 e 2021 devido à pandemia do COVID-19, que afetou todo o mundo. Pessoas que nunca tinham acessado um e-commerce começaram a adquirir produtos dessa forma para evitar saírem de casa.

Esta mudança de hábito dos consumidores provocou um desenvolvimento forçado no mercado digital em um curto período. Empresas que atendiam somente em lojas físicas tiveram que correr atrás para se atualizar e se adaptar a essa forma de vender.

O cenário pós-pandemia mostrou a consolidação dos e-commerces e um novo mercado ganhou notoriedade: os marketplaces. No post de hoje, vamos falar um pouco dos melhores marketplaces do Brasil. Confira!

Quais os maiores marketplaces do Brasil em 2023?

Algumas marcas que estão na lista dos maiores marketplaces do Brasil, como Magazine Luiza e Casas Bahia, são marcas populares e conhecidas há bastante tempo pelos brasileiros. Elas viram neste mercado uma oportunidade de acompanhar a tendência e de crescer no digital.

Hoje, os marketplaces são ótimas oportunidades para os vendedores de diversos segmentos, principalmente os de pequeno e médio porte. A parceria com essas empresas podem aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, alavancar suas vendas.

Veja os marketplaces que se destacaram no Brasil no ano de 2022:

1. Mercado Livre

banner mercado livre

O Mercado Livre opera em mais de 18 países e é o maior marketplace da América Latina. As operações da empresa iniciaram em agosto de 1999, na Argentina. No mesmo ano a versão brasileira chegou ao país.

A plataforma permite que os usuários cadastrados anunciem, comprem e vendam produtos e serviços on-line. O lojista pode fazer a personalização da sua loja virtual mudando cores da sua página ou adicionando a logotipo, por exemplo.

O Mercado Livre está sempre em evolução! Desenvolveram sua própria carteira digital, o Mercado Pago, que oferece diversas vantagens para seus clientes.

2. Amazon

banner amazon

A Amazon é conhecida por muitos consumidores do mundo digital. No Brasil, ela ganhou maior popularidade nos últimos anos.

A empresa entrou no ar no Brasil em 2012. No início, seu foco era a venda de e-books e livros físicos e logo atraiu a atenção do público com seus descontos exuberantes.

Foi somente em 2000 que a sua plataforma evoluiu e se tornou um marketplace. A prática dos preços competitivos acompanhou a evolução e é famosa por oferecer as melhores condições do mercado.

Hoje, a Amazon entrega mais do que produtos, aliou outros serviços como a Amazon Prime (descontos exclusivos), Amazon Video (serviço de streaming) e Amazon Web Services (serviço de armazenamento na nuvem).

3. Via Marketplace

banner via varejo

A Via conta com as maiores marcas do varejo brasileiro, por isso, sem dúvidas, está entre os maiores marketplaces do país. Para exemplificar o que estamos falando, dentre alguns nomes de empresas que estão dentro do Grupo Via, temos: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Com uma das menores taxas do mercado, atrai muitos lojistas que estão buscando de mais uma opção para vincularem seus e-commerces e venderem por meio de uma plataforma com recursos para gerir um negócio de ponta a ponta.

Confira também: Como abrir um e-commerce: dicas para começar!

4. Magazine Luiza

banner magalu

Atuando no varejo físico desde 1957, a Magazine Luiza levou toda sua experiência para o mundo digital e conquistou mais um espaço no mercado nacional.

Sua trajetória no online iniciou em 1999 como um e-commerce e foi somente em 2016 que foi criado o Magalu Marketplace. Mais tarde foi incorporado o marketplace da Netshoes e Zattini e a empresa tornou-se uma potência nesse segmento.

O Magalu ficou em 4º lugar como marketplace de maior acesso em 2022. A plataforma recebeu em média 100 milhões de acessos mensais. Não há dúvidas que essa é uma ótima opção para os lojistas que querem diversificar seus canais de vendas.

5. Shopee

shopee

A Shopee foi lançada no Brasil em 2019. A plataforma de origem asiática, atualmente, tem uma das maiores taxas de cadastros de novos vendedores e já está entre as maiores no país.

Grande parte de seu sucesso está ligada à variedade de produtos que possui em seu catálogo e claro, por oferecer preços competitivos. A Shopee também é um dos únicos marketplaces que aceitam lojistas pessoas físicas.

A empresa faz altos investimentos na sua divulgação, tem iniciativas nas principais redes sociais e associa seu nome a grandes nomes famosos.

6. AliExpress

Aliexpresse

Com sede em Hangzhou, Zhejiang, na China, a plataforma oriental completou 12 anos recentemente e, desde 2010, tem a proposta de comercializar produtos com preços abaixo da média de mercado.

Com a expansão dos marketplaces, desde julho de 2021, a marca pertencente ao Alibaba Group implementou a opção para empreendedores nacionais cadastrarem seus produtos e venderem também por meio do AliExpress.

Quem decide abrir uma loja virtual dentro da plataforma pode vender para todos os países em que a empresa atua, ou seja, é possível fazer negócios em cerca de 220 nações.

O mercado digital está em constante crescimento e você, lojista, deve aproveitar todas as oportunidades que surgirem neste meio.

É muito comum surgirem dúvidas entre os termos e-commerce e marketplace, tire todas as suas dúvidas no post: entenda a diferença entre e-commerce e marketplace!

Hoje listamos as melhores marketplaces do país, que são grandes vitrines para quem está começando nas vendas online, aproveite!

Continue acompanhando o blog da YAV Digital!

5/5 - (Total de avaliações: 3)

Impulsione suas vendas com uma consultoria exclusiva para seu e-commerce ou marketplace!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário