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Confira 7 estratégias para aumentar as vendas em marketplaces
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Não há dúvidas que as vendas on-line vieram para ficar! O mercado digital é cada vez mais promissor para os lojistas que querem crescer. Mas assim como nos negócios físicos, os e-commerces vêm enfrentando uma grande concorrência e precisam focar na gestão de vendas para se destacar e alcançar seus clientes.
O marketplace vem se mostrando um dos melhores modelos de negócio para alavancar as vendas na internet. Eles funcionam como um shopping digital que reúne diversas lojas virtuais. Neste ambiente, os lojistas têm contato com um público mais amplo, aumentando a visibilidade da marca.
Não aproveitar a venda em marketplaces é deixar para trás uma ótima oportunidade de fechar negócios. Amazon, AliExpress, Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas são exemplos de canais que seguem esse modelo.
No post de hoje, a YAV Digital trouxe algumas dicas de como vender mais usando os marketplaces, confira!
1. Elabore descrições completas para divulgar os produtos
O consumidor que compra on-line quer saber de tudo sobre o produto antes de adquiri-lo, por isso, detalhe ao máximo as descrições, elas devem satisfazer as principais dúvidas sobre determinado produto.
Por exemplo, se o seu cliente estivesse comprando uma camiseta, o que você acha que ele gostaria de saber? Tamanho, tecido, cor, informações sobre detalhe, bordados, estampas, botões etc.
No nicho de vestuário, é também muito interessante ter uma tabela de medidas referente ao tamanho das peças, elas servem como um provador virtual. Além da descrição, o título do produto também é muito importante para chamar atenção de quem está procurando um item.
Usando o exemplo da camiseta, vamos supor que você está procurando algo para praticar exercício, qual título te interessaria:
Camiseta Azul
Camiseta Nike | Estampa futebol | Dry-fit | Azul
A segunda opção, não é mesmo? O primeiro produto pode ser até a mesma camiseta, mas não está especificado no título. A pesquisa on-line é prática e o cliente quer encontrar o que deseja de forma rápida. E quanto mais informações você fornecer, maiores as chances do seu e-commerce ser escolhido.
Lembre-se também de sempre verificar qual o limite de caracteres do marketplace que você escolheu para não ficar com a descrição ou o título cortado.
2. Disponibilize fotos de alta qualidade em vários ângulos do produto
Tão importante quanto a descrição, são as fotos do produto anunciado. Elas devem ser fiéis às informações que você descreveu.
Não utilize imagens da internet, opte por tirar suas próprias fotos! Utilize uma luz que valorize e não altere a cor do produto, registre diferentes ângulos e foque nos detalhes. A qualidade da imagem também é muito importante, o cliente deve se sentir como se estivesse vendo o produto.
Outras dicas que podem ajudar na divulgação de um produto é ter uma foto com referência ou de uso do produto. Voltando em nosso exemplo da camiseta, uma imagem de um homem vestindo ela com opções de zoom para focar no detalhe chamaria mais atenção do que uma da camiseta em um cabide ou manequim.
3. Venda kits com produtos complementares para atrair o consumidor
Assim como em uma loja física, onde o vendedor pode oferecer outros produtos, você pode sugerir ao seu cliente outros acessórios e peças que combinem com o que ele está comprando. Crie kits e ofereça descontos, isso irá atrair a atenção e o desejo do cliente de comprar.
Assim, o consumidor que entrou para comprar uma camiseta dry-fit, pode adicionar no seu carrinho uma meia e um calção. Essa estratégia, além de aumentar suas vendas, está ligada também à melhor experiência do cliente com a sua marca.
4. Pratique um preço competitivo no mercado
Em um marketplace, é muito fácil para o cliente comparar os valores de um item em diversos e-commerces. Com tantas opções disponíveis, é importante oferecer preços e condições de pagamento atrativos que se destacam entre seus concorrentes.
Aqui, vale uma reflexão importante: apesar de muitas pessoas decidirem suas compras pelo valor mais baixo, a qualidade entre os itens pode variar. A escolha de um produto com qualidade baixa interfere muito na experiência do cliente: ele não vai querer mais comprar daquela loja e pode até ficar com sensação de que foi enganado.
Então, pratique um preço justo, conforme o produto que você oferece e que seja rentável para sua empresa.
5. Tenha total atenção quanto à sua reputação nos marketplaces
No meio digital, as notícias correm rápido, por isso cultive uma boa reputação online. E como fazer isso? Oferecendo a melhor experiência possível ao seu cliente!
Geralmente, os marketplaces possuem um espaço para que os clientes divulguem sua opinião sobre a qualidade do produto, o tempo que demorou para chegar, como foi o contato com a loja, dentre outros. Estas informações ficam visíveis na página para qualquer pessoa interessada naquele item e podem decidir o fechamento da compra.
Invista no customer success! Cumpra o que prometeu, ofereça o máximo de informações durante todo o processo de compra, não engane com fotos não reais, ofereça opção de troca e conte com um atendimento ao cliente ativo.
A condição de frete é outro fator que influencia muito na decisão de compra em um marketplace. Todo mundo já passou pela experiência de escolher um produto e quando foi fechar a compra, a taxa de envio era muito cara ou até maior que o valor do produto.
O prazo de entrega também é importante, o cliente que compra online não quer esperar muito tempo para receber o seu produto. Muitos marketplaces oferecem soluções integradas de frete, se informe e analise qual opção é mais vantajosa para você e para o seu cliente.
7. Participe das campanhas lançadas pelos marketplaces
Os marketplaces realizam diversas campanhas promocionais ao longo do ano. Seja para aproveitar uma data comemorativa, ou específica para determinado nicho, elas divulgam descontos nos produtos, no frete ou nas condições de pagamento.
Aproveite esse marketing para alavancar suas vendas! Esta é uma ótima oportunidade para mais pessoas conhecerem a sua loja.
Continue acompanhando nosso blog para encontrar tudo sobre estratégias, marketing e dicas para o seu e-commerce. Aproveite e confira o post sobre como escrever o “Quem Somos” do meu e-commerce e entenda como aplicar na sua página!
A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.
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