Marketplace In e Out: confira as diferenças e como usar!

Os marketplaces estão entre os meios de venda digitais mais utilizados atualmente. São plataformas que anunciam diversos produtos de vários lojistas, funcionando como se fosse um shopping digital. Esse modelo vem se tornando cada vez mais utilizado e buscado, uma vez que oferece muitos benefícios tanto para o lojista quanto para os consumidores.

Hoje, existem dois modelos: os marketplaces in e o out. Mas, afinal, no que consiste esses modelos? Confira esse conteúdo e entenda como eles funcionam, qual é o melhor e como escolher uma plataforma!

Conheça a diferença entre os modelos de marketplace

Conheça a diferença entre os modelos de marketplace In e Out

O marketplace é uma plataforma de vendas que oferta produtos de vários setores e de diferentes fornecedores. Apesar de conter fornecedores de diferentes empresas, as vendas são centralizadas em um único site. Alguns exemplos de empresas que funcionam com esse modelo de vendas são as gigantes Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e Netshoes.

Além disso, existem dois formatos principais de marketplace: o “in” e o “out” e ambos apresentam várias vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante conhecer cada modelo para depois implementar em um negócio. Confira melhor sobre cada um deles:

Como funciona o marketplace out

Como funciona o marketplace out?

O modelo do marketplace out é o mais conhecido e a estratégia mais utilizada. Nele, as empresas vendem seus produtos em canais de terceiros que já são consolidados no mercado do varejo. São plataformas externas e abertas em que os vendedores anunciam seus produtos e caso a venda seja fechada, pagam uma comissão para a plataforma.

O marketplace out conta com diversas vantagens e, entre elas, está o marketing fornecido pelas plataformas. Isso acontece, pois as grandes empresas donas desses marketplaces contém estratégias de marketing muito fortes. Com isso, os vendedores que escolhem anunciar seus produtos nesses locais se beneficiam com a clientela do site e com os investimentos em mídia feitos por ele.

Além disso, existem vários outros benefícios como a facilidade da implantação da estratégia e o baixo investimento em soluções tecnológicas, uma vez que o vendedor utiliza a estrutura do site.

Como funciona o marketplace in

Como funciona um marketplace in?

Já o marketplace in podemos considerar o oposto do out, uma vez que a estratégia consiste em trazer vendedores para o seu e-commerce. Esse modelo, geralmente, é feito por empresas que já tem uma clientela consolidada, mas que deseja gerar uma renda extra por meio do comissionamento de vendas.

Embora não seja tão conhecida, essa estratégia pode beneficiar muitas empresas que desejam aumentar a variedade de produtos disponíveis. Isso acontece, pois o marketplace in ajuda a compreender o perfil dos consumidores já existentes. Assim, é possível fazer uma análise e escolher os produtos que sejam do gosto dos mesmos. Com isso, as vendas podem aumentar e fidelizar novos clientes.

Além desse, existem muitos outros benefícios de aplicar esta técnica. Entre eles, o aumento do faturamento do e-commerce, novos consumidores, aumento do tráfego no site e os baixos esforços na logística, uma vez que os vendedores se responsabilizam pelas entregas dos produtos.

Aproveite e confira nosso post com dicas para abrir um e-commerce!

como escolher uma plataforma de marketplace in

Como escolher uma plataforma de marketplace in?

Já vimos como as plataformas de marketplace in podem ser vantajosas e muito práticas. Mas, afinal, como escolher uma para iniciar seu negócio? Confira as dicas que separamos:

Avaliar as funcionalidades da plataforma

1. Avaliar as funcionalidades da plataforma

O funcionamento de um marketplace é fundamental para garantir o sucesso do negócio. A plataforma deve conter todas as ferramentas necessárias, tanto para o vendedor quanto para o cliente ter uma boa experiência.

A plataforma deve oferecer recursos para a gestão de produtos, pedidos, pagamentos e atendimento ao cliente. Por isso, sempre analise e busque conhecer melhor o e-commerce e aquilo que ele oferece.

Verificar as integrações disponiveis

2. Verificar as integrações disponíveis

É praticamente utilizar apenas um serviço para gerenciar um negócio. Por esse motivo, a plataforma deve contar com integrações para os demais serviços usados por você, como plataformas de pagamento e de envio de produtos. A integração é uma das responsáveis por aumentar a eficiência do fluxo de trabalho, melhorar a experiência do cliente e reduzir as chances de erros.

Analisar os sistemas de pagamento

3. Analisar os sistemas de pagamento especialmente split de pagamento

Os pagamentos precisam ser distribuídos corretamente entre o vendedor e o marketplace. Dessa forma, ao escolher uma plataforma de marketplace in, analise os sistemas de pagamento oferecidos e priorize os que contam com o split de pagamentos. Esse é um sistema que realiza a divisão automática dos valores, de forma facilitada e segura.

Avaliar o suporte oferecido pela plataforma

4. Avaliar o suporte oferecido pela plataforma

Para ter sucesso com a sua plataforma, precisa ter um sistema de suporte ao cliente e aos vendedores. Isso irá garantir que os consumidores fiquem satisfeitos com o serviço e tenham seus problemas rapidamente. Além disso, um bom sistema pode te ajudar a receber reviews e feedbacks valiosos do público, sendo construtivo para desenvolver melhorias para o marketplace.

Comparar Preços

5. Comparar preços

Antes de escolher definitivamente o marketplace que você irá investir, é extremamente necessário verificar seu orçamento. Após a realização dessa analise, é preciso comparar os valores das diferentes plataformas. O preço deve estar compatível com a estimativa da sua empresa e também oferecer uma boa relação custo-benefício.

Es.calabilidade e crescimento futuro

6. Escalabilidade e crescimento futuro

O grande desejo de todos os empreendedores é crescer no mercado e se tornarem reconhecidos. Por isso, ao escolher a plataforma de marketplace, você deve pensar e analisar a capacidade de crescimento da mesma. Além disso, é preciso considerar a capacidade de lidar com um grande números de transações financeiras, possibilidades de personalização e a flexibilidade para novos recursos e funções.

Aproveite e confira quais foram os marketplaces que mais se destacaram no ano de 2022 e se mantiveram relevantes em 2023!

imagem com uma lâmpada e a frase: qual é o melhor modelo de marketplace?

Qual é o melhor modelo de marketplace?

Não existe um modelo ideal ou um melhor modelo de marketplace. Na verdade, existem modelos ideais para cada modelo de negócio e, para descobrir o melhor para o seu caso, é necessário pesquisar e analisar alguns fatores. Entre eles estão:

  • Público-alvo e a necessidade desses consumidores;
  • Relevância do e-commerce no mercado;
  • Posição da concorrência quanto ao modelo de marketplace;
  • Bons fornecedores que podem acrescentar positivamente em seu negócio.

Agora que você já conhece os marketplaces in e out, que tal ver mais conteúdos como esse? Confira nosso post sobre Inbound e Outbound Marketing. Continue acompanhando o blog da YAV Digital e fique por dentro das novidades e tendências para os negócios digitais!

Avalie este post

Impulsione suas vendas com uma consultoria exclusiva para seu e-commerce ou marketplace!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário