Dia do Consumidor: 10 dicas para vender mais nessa data

Todo ano, no dia 15 de março, acontece o Dia do Consumidor, uma data que vem sendo considerada a Black Friday do primeiro semestre. O movimento e a notoriedade dela estão aumentando cada vez mais e atraindo o público com promoções vantajosas.

Com a comemoração, é normal que as lojas deem vantagens de compra, façam combos de produtos, elaborem descontos progressivos e desenvolvam campanhas de marketing para atrair ainda mais o público. Além desses pontos, há outras estratégias que auxiliam a melhorar o período e a captar leads.

Pensando nisso, separamos 10 dicas que vão te ajudar a vender mais no Dia do Consumidor. Continue com a YAV Digital e aproveite a leitura.

1. Analise quais são seus produtos mais vendidos

O primeiro passo é verificar quais são os produtos mais vendidos nos últimos meses e observar o mesmo período do ano anterior. Isso fará com que se prepare para a data e adquira mais itens indispensáveis para não ter a chance de ficar sem estoque e prejudicar a experiência do usuário.

Além disso, por ser o produto mais vendido, é interessante trazê-lo para a página principal e deixá-lo em destaque para quem acessar seu site. Dependendo do tipo de produto, também é possível montar combos dele ou com ele, aumentando o ticket médio de venda.

Confira também como fazer da compra do seu cliente uma experiência incrível.

2. Crie chamadas nas redes sociais e no site para atrair o público

A parte de anúncios é fundamental para atrair os usuários no Dia do Consumidor. Aqui, vale a pena elaborar campanhas completas, que mostrem os principais produtos e as estratégias de venda, como descontos, combos etc.

Com isso, você cria proximidade com o usuário e mostra que no seu site tem o produto que pode estar procurando, além de ser atraído pela vantagem oferecida.

Nesse sentido, é possível criar vídeos, posts, carrossel e outros tipos de conteúdo para as redes sociais, além de alimentar o blog da marca e trazer conteúdos ricos e relevantes, como e-book e infográficos. Também é interessante lembrar de:

  • Quem é o público-alvo;
  • Utilizar imagens e vídeos de alta qualidade;
  • Criar postagens criativas;
  • Usar hashtags relevantes;
  • Promover interação com o público pelos comentários, enquetes e afins;
  • Investir em anúncio pago nas redes sociais;
  • Monitorar os resultados.

3. Crie uma landing page específica para a data

Uma ótima estratégia é criar uma landing page para captar leads e monitorar com mais exatidão a porcentagem adquirida nesse período, fazendo uma média da conversão da campanha. Desse modo, mostre as ofertas, os descontos e o que mais for interessante e importante para o cliente visualizar.

Na página, é importante ter um design atraente e convidativo, além de ser rápida, tudo para causar uma boa impressão e garantir a experiência do usuário durante o uso.

4. Ofereça desconto na primeira compra

Para ter mais chances de fidelizar o público desde a primeira compra, ofereça um bom desconto. Afinal, quem é que não gosta e se atrai por um preço menor do que a concorrência? Além de ter chances de se tornar um cliente fiel e aumentar sua base de dados, o número de conversões também aumentará no Dia do Consumidor.

imagem com uma pessoa ao lado de um monitor

5. Crie descontos progressivos

Além dos descontos para a primeira compra do consumidor, é fundamental pensar nos clientes que já compram da marca. Uma boa ideia é trabalhar com descontos progressivos: a cada item adicionado no carrinho, o desconto aumenta.

Assim, além de atrair mais pessoas, os valores da conversão também aumentam, visto que essa é uma estratégia muito atrativa que visa o envolvimento e a necessidade de o cliente em aproveitar o desconto.

duas pessoas apontando para um celular escrito 45% de desconto na tela

6. Ofereça brindes para compras de alto valor

Há consumidores que aproveitam a data e os descontos para fazer compras altas, adquirindo vários produtos da marca. Para garantir ainda mais a satisfação deles, a marca pode dar brindes para compras acima de um valor preestabelecido.

Aqui, o público-alvo varia tanto do mais antigo, que já compra da marca, ao que recém a conheceu. Por ser algo super relevante, não deixe de acrescentar essas informações na sua landing page, incluindo o valor mínimo para ter acesso a esse brinde.

monitor com itens de comunicação, gifs escrito no centro

7. Reduza o frete ou dê cupom de frete grátis

Outra estratégia que chama muito a atenção é a de frete grátis. Muitas pessoas gostam de comprar, mas desistem por causa do frete, seja pelo acréscimo de valor ou por, de fato, ser muito caro para determinada região, dificultando o pedido.

Aqui, é interessante que ele realmente seja grátis e não esteja “embutido” no valor do produto, visto que outro lugar pode ter um valor menor e com entrega grátis.

Caso não seja possível o cupom, tem a opção de ter o desconto do frete. Por exemplo, a empresa banca com 50% e o usuário com a outra metade. Muitas vezes, isso é uma vantagem para os dois lados, já que saem ganhando.

imagem de um homem apontando para um gráfico em um monitor

8. Prepare o estoque do seu e-commerce

Mesmo que tenha analisado os itens mais vendidos e compreendido a lógica da saída, é interessante verificar como estão os produtos, garantir a gestão do estoque e estudar o que está em alta no mercado.

Por mais que tenham itens com mais conversões, há meses que a intenção de busca muda, seja pela estação ou por que algum produto “bombou” e está sendo mais procurado.

9. Treine a equipe de atendimento (pré e pós-venda)

É normal que, nos dias próximos do Dia do Consumidor, os clientes tenham algumas dúvidas sobre produtos, forma de pagamento, etc. Ter uma equipe de atendimento para tirar as possíveis dúvidas e auxiliá-los em processos de compra pode fazer a diferença, visto que um bom atendimento também fideliza as pessoas e as traz para perto da marca.

Quando o assunto é pós-venda, isso também acontece. Mesmo tendo todos os cuidados necessários, é normal ocorrer algum erro, seja por atraso, item errado, quebrado e afins. Nesse sentido, prestar um bom atendimento e resolver o problema do consumidor é essencial.

10. Automatize o processo de vendas

Por último, é interessante que a marca automatize o máximo que conseguir dos processos de vendas. Com o Dia do Consumidor sendo super movimentado, quanto mais praticidade a empresa tiver, melhor. Essa estratégia otimiza o tempo, reduz erros e garante a padronização do processo de vendas.

Para isso, é possível utilizar algumas ferramentas já presentes no mercado, como gestão de relacionamento com o cliente (CRM), chatbots e softwares de gestão.

Ao fazer essas estratégias, a marca consegue atrair seu público já fidelizado e ter a chance de outros usuários a descobrirem e também aproveitar as promoções. Assim, aumentará a satisfação do cliente e gerará um ticket médio maior no Dia do Consumidor, crescendo no mercado.

Gostou do conteúdo e quer ver outras estratégias sobre como aumentar suas vendas nas principais datas do ano? Navegue pelo blog da YAV Digital e fique atento às nossas postagens. Até a próxima leitura!

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