O que vale mais a pena: loja física ou virtual? Descubra aqui!

Se você está planejando abrir um comércio, muito provavelmente já se questionou se é melhor investir em uma loja física ou virtual, certo? A resposta dependerá muito do capital que você tem para investir. Neste artigo, abordaremos as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. Continue a leitura!

Ilustração corredor de loja, com roupas e caixas nas prateleiras

Loja física ou site de compras: o que considerar na hora de escolher?

Quando for decidir a melhor opção para seu novo negócio, deve ter muito claro em sua mente o que é e como funciona uma loja virtual, além de entender as desvantagens e benefícios de cada modelo e traçar pontos iniciais como seu público alvo, nicho do comércio, capital para investimento, metas e afins.

Aqui, abordaremos aspectos positivos e negativos da loja física e também da virtual, para que você faça a escolha mais adequada do seu futuro empreendimento. Vamos lá?

Loja on-lineLoja física
VantagensDesvantagensVantagensDesvantagens
Disponibilidade a qualquer hora, conforto e comodidade para o cliente;Menor contato com o público, reduzindo a conversão de compra e possíveis fidelizações;Maior contato com o público, trazendo mais segurança na compra;Necessidade de um estabelecimento e horário fixo;
Mais informações sobre o produto;O produto não pode ser analisado pessoalmente e nem provado;Retirada imediata de produtos;Falta de informação útil sobre o produto;
Custos operacionais e prazos reduzidos;Pode haver insegurança quanto ao pagamento e entrega;Menos possibilidades de troca;Alto custo com investimento inicial e recorrentes;
Mais simplicidade nas pesquisas comparativas e maior facilidade no controle de resultados;Dificuldade na coleta de dados para pesquisas comparativas e controle de resultados.

 Vantagem loja virtual

Confira cada item com mais detalhes:

Disponibilidade a qualquer hora

Um dos grandes pontos positivos de optar por abrir um comércio virtual, é a praticidade de estar sempre disponível para qualquer cliente, em qualquer lugar.

Como não há estabelecimento físico e nem a necessidade de contar com colaboradores a todo momento, a automatização de um site virtual faz com que ele fique disponível para compras e informações 24 horas, todos os dias, e sem que o cliente precise se deslocar para chegar até lá.

Ou seja, tanto uma pessoa do Norte do país quanto uma do Sul, podem fazer uma compra às 03:00 da manhã. O vendedor vai precisar apenas separar e enviar as mercadorias depois que o pagamento for confirmado!

Mais informações sobre o produto

Em um site virtual bem desenvolvido e otimizado, o empreendedor pode ter a vantagem de conseguir apresentar o maior número possível de informações do produto, como tamanho, marca, modelo, tabela de medidas, vídeos e fotos descritivas, preço, frete e prazo de entrega.

Nesse sentido, contar com uma rede que potencializa o alcance do produto é uma ótima estratégia para aumentar seu engajamento e criar mais autoridade. Por isso, é interessante saber da importância das redes sociais para alavancar um e-commerce e como aplicar no dia a dia da empresa.

Conforto e comodidade para o cliente

Com a disponibilidade de horário e dia de funcionamento do site, o cliente tem também a facilidade de acessá-lo a qualquer momento através de um smartphone, tablet, computador, notebook, etc., desde que com acesso à internet.

Além disso, também conta com a possibilidade de não precisar sair do conforto da própria casa para fazer uma compra: ela vai até a residência ou trabalho do cliente. É ele quem escolhe.

Mais simplicidade nas pesquisas comparativas

Na maioria das vezes, ao ponderar se vai comprar um produto em uma loja física ou virtual, o usuário vai levar em consideração a velocidade e facilidade de poder comparar os preços dos produtos em diversas lojas.

Dessa forma, e-commerces que contam com uma qualidade técnica melhor, conteúdo objetivo, orgânico e otimizado à experiência de usuário, e que até utilizam a Inteligência Artificial para o auxílio no atendimento por chatbots e para a geração de mapeamentos comportamentais dos consumidores, têm maiores chances de se posicionarem melhor.

Maior facilidade no controle de resultados

Controlar resultados como o número de vendas, faturamento mensal e anual, controle de estoque e avaliação de clientes pode ser muito menos complexo ao ter uma loja virtual.

Dessa forma, fazer novos planejamentos de acordo com resultados obtidos se torna bem mais prático quando o processo anterior é otimizado. O marketing digital para e-commerce pode ajudar nesse processo de construção e desenvolvimento da marca, ao analisar resultados de campanhas e avaliações anteriores de clientes e traçar novas estratégias!

Apesar de contar com todas essas vantagens, a loja virtual também tem pontos negativos, que abordaremos a partir do próximo tópico. Continue conosco e confira!

Custos operacionais e prazos reduzidos

Comparado a um estabelecimento físico, pode ser muito menos oneroso e burocrático Iniciar sua jornada empresarial com uma loja virtual. Na primeira, haverão gastos como aluguel ou compra do imóvel, impostos, móveis, decoração, limpeza, contratação de funcionários e comissões.

Já num e-commerce, não há a necessidade de contratação exacerbada de funcionários para que os clientes sejam bem atendidos, já que virtualmente, o usuário faz sua própria experiência dentro do site.

Desvantagem loja virtual

Entenda também os pontos negativos:

O produto não pode ser analisado pessoalmente e nem provado

Apesar da facilidade em comprar, escolher e receber o produto pela internet, os clientes acabam por perder o contato físico com a mercadoria. A categoria de vestuário, por exemplo, sofre bastante com esse ponto, visto que muitas pessoas gostam de prová-las antes de fazer a compra.

Nesse sentido, também se perde a proximidade com o cliente, e muitas vezes compradores com uma idade mais avançada consideram esse relacionamento humano essencial.

Podem existir muitas dúvidas quanto ao produto, e se o site não for otimizado e preparado o suficiente para atender essas demandas – chat online, por exemplo, ou até um WhatsApp oficial -, acabarão por perder clientes.

Pode haver insegurança quanto ao pagamento e entrega

Ao finalizar uma compra, o cliente será redirecionado para uma página de pagamento, onde deve inserir dados de cartões, ou então receber um código PIX. Esse processo pode causar um estado de insegurança por ter que inserir dados sensíveis e pessoais, e em alguns casos não ter a garantia de que seu produto estará em suas mãos logo após o pagamento.

Mesmo que seja um sentimento intrinsecamente associado a uma compra virtual, o dono do e-commerce pode minimizar esse impacto ao contratar uma empresa especializada no assunto, que realize protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes.

Vantagem da loja física

Detalhamos também os pontos positivos da loja física:

Maior contato com o público

Quando o atendimento é presencial, existem mais possibilidades de fidelizar um cliente através de um bom vendedor.

Permitir que as pessoas vejam e toquem em produtos, e que tenham um bom direcionamento caso haja dúvidas, faz muita diferença para que a compra seja efetivada, principalmente por um público mais velho.

Essas pessoas costumam procurar se sentir à vontade e confortáveis para que só então façam a compra na loja em específico. Portanto, algumas técnicas de indução funcionam melhor num ambiente físico.

Retirada imediata de produtos e menos possibilidades de troca

Prazo de entrega e frete são dois pontos quase decisivos na hora de comprar um produto pela internet. O frete pode acabar tendo um preço maior do que o do próprio produto, ou então, o prazo de entrega pode ser demasiadamente longo, fazendo com que o usuário abandone o carrinho de compras ao final da jornada.

No entanto, em comércios físicos o cliente tem certeza de que entrará na loja e sairá com o produto desejado, sem ter que pagar nenhuma taxa de frete.

E mais, não terá dúvidas de que o artigo é do tamanho correto e nem de que a qualidade é duvidosa, pois terá contato com o item e poderá fazer a prova de teste.

Desvantagem da loja física

Por fim, os detalhes sobre os pontos negativos de um espaço físico para sua loja:

Alto custo com investimento inicial e recorrentes

Abrir um estabelecimento comercial físico requer um investimento alto, além de toda uma pré-organização e planejamento.

O empresário, nessa situação, deve zelar para que o cliente veja que sua loja é um estabelecimento seguro e bem cuidado, com atendimento eficiente e humanizado.

Para isso, é necessário pagar aluguel, fazer reformas constantes, ter uma boa decoração e implantar um sistema de segurança extremamente reforçado, além de contar com inúmeros funcionários para cuidar de partes administrativas, técnicas, financeiras, de atendimento, de limpeza, etc., o que pode acabar pesando muito no bolso ao final de cada mês, não é mesmo?

Necessidade de um estabelecimento e horário fixo

Além de todos os pontos anteriores, o que mais chama atenção negativamente é a necessidade de ter um estabelecimento fixo, com um horário de atendimento rigoroso.

Por exemplo, ter um ponto de venda em ruas ou avenidas afastadas ou pouco movimentadas, que não tem relação com o tipo de público da marca, e além de tudo ter horários premeditados de funcionamento, pode gerar grandes prejuízos.

Isso gera um menor alcance da marca e não ocorre em um e-commerce, já que o site não tem hora pra abrir e fechar, conta com uma logística 4.0 e não possui uma localização exata e inacessível para quem não mora na mesma cidade.

Carrinho de mercado ao fundo com texto perguntando qual a melhor opção entre loja física e e-commerce

Qual é a melhor opção para um novo negócio: loja física ou e-commerce?

Com todos os pontos positivos e negativos de cada tipo, acreditamos que cada empreendedor vai se identificar mais com modelos que condizem melhor com a cara da sua marca.

Para sermos bem sinceros, a resposta é que não existe uma opção correta, pois o ideal é complementar uma loja física com um e-commerce, principalmente se existe capital suficiente para isso.

Assim, o empreendedor aproveita as vantagens de cada uma, podendo conquistar um público ainda maior e de uma forma muito mais eficiente e rápida.

Pensando nisso, nós da YAV Digital fizemos um conteúdo com dicas para abrir um e-commerce, pra ninguém ficar perdendo tempo. O importante é aproveitar todas as oportunidades para atrair o maior número de clientes possível, e alavancar seu novo negócio!

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A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

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