O que é a logística 4.0 e por que ela é importante para o negócio?

Você conhece a chamada logística 4.0? Esse conceito está interligado com a indústria 4.0, onde diversas inovações tecnologias são aplicadas em todas as etapas da logística, trazendo diversos benefícios para as empresas por meio da automação dos processos.

Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura e venha compreender melhor o que é a logística 4.0, quais tecnologias são utilizadas e seus benefícios para os e-commerces. Confira!

O que é a logística 4.0?

Podemos definir a logística 4.0 como uma renovação tecnológica em toda a cadeia logística. Ou seja, é a automação dos processos por meio da utilização da tecnologia em todas as etapas da logística, desde a manufatura, estocagem, transporte e na last mile.

Esse conceito está intimamente ligado com a Indústria 4.0, afinal, nesse modelo a produção é realizada em alta escala utilizando diversas tecnologias inovadoras. Com o desenvolvimento dos meios de produção, é necessário que o restante da cadeia de suprimentos siga com as necessidades alinhadas. É nesse momento que entra a logística 4.0.

A logística 4.0 visa deixar toda a operação conectada, desde máquinas até os colaboradores, fazendo com que a logística seja mais rápida, eficiente, conectada e produtiva. Essa modernização melhora os fluxos de materiais, otimiza estoques e mantém os centros de estoque mais inteligentes e dinâmicos. Além disso, ela também reduz os índices de erros durante o processo, trazendo diversos benefícios para todos os tipos de lojas, sejam elas físicas ou e-commerces.

Quais são as tecnologias utilizadas na logística 4.0?

Como comentado anteriormente, na logística 4.0, diversas tecnologias são aplicadas para otimizar a cadeia de produção. Confira quais são as principais tecnologias utilizadas nesse setor:

– Internet das coisas (IoT)

A Internet das coisas, também conhecida como Internet of Things (IoT) no inglês, visa conectar todos os equipamentos utilizados à internet. Com isso, os maquinários podem funcionar automatizadamente seguindo as orientações do sistema. Além de reduzir os custos operacionais, aplicar essa tecnologia na logística aumenta a produtividade e reduz os riscos à saúde dos colaboradores.

– Inteligência Artificial

Com a inteligência artificial, é possível prever erros e problemas voltados para a logística. Além disso, essa tecnologia permite a automatização de decisões durante os processos, fazendo com que as atividades sejam mais rápidas, eficientes e menos propícias a erros.

– Big Data

O big data é um conceito relacionado ao processamento de uma quantidade expressiva de dados durante os processos da organização. Na logística, as informações são coletadas desde a emissão dos pedidos, até a realização das entregas. Esse estudo dos dados proporciona insights valiosos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para o setor.

– Cloud Computing

Essa tecnologia permite o gerenciamento, armazenamento, coleta e disponibilização dos dados e informações de forma mais segura e rápida. O cloud computing também possibilita a integração do setor de entregas com os setores financeiros e de vendas, otimizando a comunicação entre todas as áreas da empresa e auxiliando na gestão de vendas.

– Gêmeos Digitais (Digital Twin)

O conceito de digital twin está interligado com o planejamento logístico das organizações, onde as mesmas criam os “gêmeos digitais” de seus produtos.

Ou seja, as empresas desenvolvem réplicas virtuais de seus produtos para analisar a estabilidade e estrutura dos armazéns, aplicar estratégias para melhorar os fluxos de mercadoria e de movimento das máquinas e avaliar a eficiência dos processos logísticos da organização.

– Machine Learning

O machine learning, traduzido para o português “aprendizado da máquina”, permite a automatização das máquinas para as mesmas poderem agir de forma autônoma durante os processos. Basicamente essa tecnologia possibilita que os equipamentos “aprendam” com a prática e realizem as atividades sozinhos.

Na logística, o machine learning aumenta a precisão dos dados, melhorando a tomada de decisão quanto aos estoques. Isso reduz os riscos de operação e não permite que falte mercadoria no estoque.

Como a logística 4.0 é vantajosa para os e-commerces?

A logística 4.0 proporciona processos mais eficazes e vantajosos para a empresa. Com isso, muitos benefícios são alcançados, tanto para empresa, quanto para os clientes, indústrias, transportadoras e armazéns. Confira alguns benefícios que tornam a logística 4.0 tão vantajosa para os e-commerces:

– Melhora na análise de dados

Graças ao machine learning e ao big data, os dados são analisados mais facilmente, fazendo com que o desempenho das ações da empresa sejam otimizados. Feita a análise dos dados logísticos, os gestores da organização conseguem avaliar os resultados obtidos e traçam novas estratégias, trazendo melhorias para a operação logística.

Que tal entender melhor sobre o Custumer Success? Confira o post da YAV Digital!

– Diminuição de perdas

A entrega do produto está na etapa final da logística, mas se afetado, pode trazer consequências negativas para todo o setor, afetando na produtividade e lucratividade da empresa. A logística 4.0 otimiza todas as etapas do área e, consequentemente, reduz os retrabalhos e evita extravios de mercadorias.

– Fortalece a comunicação na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos está relacionada com os processos que fazem parte do ciclo de vida do produto até que ele chegue ao consumidor. Muitas vezes esses processos são afetados pela falta de comunicação entre os diferentes setores da empresa. Mas, com as tecnologias utilizadas na logística 4.0, a comunicação entre gestores de diferentes equipes fica mais fácil.

Assim, a cadeia de suprimentos se mantém organizada, com um controle de qualidade bem definido e com as prioridades alinhadas em todas as equipes.

– Reduz o tempo das demandas

Com as tecnologias aplicadas na logística 4.0, todos os processos são otimizados, feitos da melhor forma possível em menor tempo. Utilizando os sistemas tecnológicos, as melhorias deixam os processos mais rápidos continuamente, desde a separação dos produtos, conferência, carga, descarga, embalagem e despacho.

Aplicar o conceito de logística 4.0 pode trazer enormes benefícios para os negócios, tanto no quesito de otimização dos processos e aumento da produtividade quanto na satisfação dos clientes com o trabalho bem desempenhado.

Agora que você está por dentro do conceito, que tal aprender mais sobre inbound e outbound marketing? Continue acompanhando o blog da YAV Digital para mais conteúdos sobre e-commerces e markeplaces!

Avalie este post

Implemente as melhores estratégias de vendas e logísticas em sua loja virtual e aumente sua performance no digital!

Yav Digital

Yav Digital

A YAV é uma empresa de consultoria especializada em tecnologia com o propósito: consolidar e-commerces no mundo digital, prezando sempre pela excelência no atendimento e pelo foco em resultados. Somos experts na gestão de projetos e oferecemos um serviço customizado para cada tipo de negócio. Nossa equipe atua de forma focada na construção e crescimento de empreendimentos on-line, para que ofereçam as melhores soluções do mercado.

Deixe um comentário