Dar início a um novo empreendimento pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais no cenário digital onde diariamente surgem novos produtos, serviços e marcas altamente qualificadas para competir.
Muitas vezes, empreendedores de primeira viagem podem cometer alguns erros comuns ao abrir seu e-commerce. A inexperiência e falta de acompanhamento profissional pode acabar prejudicando o início desta jornada.
É importante estar atento aos detalhes e se preparar para as possíveis adversidades que surjam neste primeiro momento. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento estratégico e evitar erros bobos que podem ser evitados com antecedência.
No post de hoje, vamos te apresentar uma lista de 9 erros super comuns para iniciantes na abertura de lojas virtuais, como evitá-los para garantir o sucesso da sua marca, e render um bom desempenho. Continue a leitura e entenda.
1 – Falta de atendimento
O atendimento é o primeiro contato que um cliente tem com o seu e-commerce, e para garantir que sua experiência será positiva e que ele retornará futuramente, esse momento precisa ser de qualidade e solucionar a necessidade deste consumidor. Não tem como começar um e-commerce do zero sem investir no atendimento.
Este contato primário é fundamental para apresentar sua proposta de valor ao cliente, quais são os diferenciais da sua loja, e por que a sua empresa é mais qualificada para atendê-lo.
Invista em uma comunicação multicanal — com atendimento em mais de uma plataforma —, para que seu comprador tenha diversas formas de acesso ao seu produto. Além disso, se certifique de que os profissionais que realizam essa conversa inicial estão capacitados para resolver as pendências apresentadas.
Conhece aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Quando falamos de empresas, isso é bem determinante. Conte com a ajuda de mecanismos de automação e atendimento personalizado para otimizar seu tempo e satisfazer o cliente.
2 – Não definir público-alvo
Seguindo a ideia do atendimento, não existe a possibilidade de você se comunicar com alguém, se você não tem claro para quem você está falando. Afinal, você não tentará vender uma banana para um leão, não é mesmo?
Ter uma persona definida e um público-alvo específico, é fundamental para diversos fatores, como:
- criar uma linguagem e tom de voz para a empresa;
- personalizar o atendimento e o diálogo com seus consumidores;
- além de influenciar na escolha dos produtos ou serviços comercializados e identidade da marca.
Ao iniciar seu e-commerce, saiba com quem você está falando, o que você quer comunicar e como fará com que essa conversa seja eficiente e esclarecedora para o consumidor. Estar alinhado com os valores e interesses da sua audiência é indispensável para o crescimento orgânico e sucesso da empresa a longo prazo.
3 – Não investir em otimização
Para passar credibilidade ao cliente, o mínimo que um site precisa ter é uma navegabilidade bem fluida, ágil e otimizada. Você sabia que tempo ideal de carregamento de uma página é de 3 segundos?
Páginas que demoram um segundo a mais, tem uma queda de 11% nas visualizações, e 40% dos visitantes abandonam as páginas que demoram mais do que isso para carregar.
Tornar seu site escaneável, intuitivo e de rápido carregamento, fará com que seu comprador tenha maior confiança na página e permaneça mais tempo, pela facilidade de navegar nela.
A otimização também contempla os dispositivos mobile. Atualmente, a vida das pessoas fica no celular, e muitas vezes é através dele que elas acessam sites e lojas. Por isso, tenha certeza que sua página está apta para recebê-los com a mesma qualidade de um desktop.
Não economize recursos ao investir em otimização para o seu e-commerce. Com certeza o retorno dos clientes e das conversões falará pela satisfação da audiência, o famoso customer success.
4 – Falta de planejamento
Este é um dos maiores empecilhos para quem está ingressando no ramo das lojas virtuais, pois é uma falha que acompanha o empreendedor desde antes de inaugurar seu e-commerce, até o momento de realizar as vendas. Não é o ideal, mas acontece.
Tomar conta de um site de vendas exige muito empenho e atenção para a gestão de estoque, produtos desfalcados, pedidos realizados, entregas pendentes, atendimento, página desatualizada, e por aí vai a lista de elementos que precisam estar alinhados para abrir e manter o seu site.
Não deixe de lado o planejamento antecipado e a implantação de estratégias que façam a rotina da sua equipe e a rotação do site mais dinâmica. Caso necessário, conte com acompanhamento de profissionais que trabalham com gestão de tempo e recursos, como um gestor de crises ou consultor financeiro.
Mais uma vez reiteramos a importância de ter um planejamento efetivo. Isso é fundamental para direcionar recursos, prever possíveis crises, gerir melhor os prazos e estabilizar sua marca com sucesso.
5 – Descrição e fotos escassas
Quando falamos de e-commerce, o site é a sua vitrine. Imagine que uma loja iniciante lance uma bolsa para venda, mas não descreve como é essa bolsa e não disponibiliza imagens para que os clientes possam ver. Você compraria fielmente sem saber do que se trata?
Ao elaborar sua loja virtual, tenha como prioridade a descrição e imagens do seu produto. Conhecer o material de produção, cor, tamanho, dimensões e modelo transmite confiança para o comprador, pois ele tem acesso ao que está consumindo.
Outro benefício que isso traz para loja, é que sites completos, com descrições e imagens em dia, possuem um ranqueamento melhor nos resultados de busca, o que atrai um bom volume de possíveis compradores novos. Essa é uma estratégia que pode ser alinhada ao marketing de conteúdo, por exemplo.
Quando criar o seu e-commerce, mantenha-o sempre atualizado com as informações necessárias, fotos e disponibilidade também, até porque ninguém consegue comprar um produto indisponível.
6 – Baixa produção de conteúdos
Não só de vendas vive um e-commerce. Para atingir um sucesso em escala maior, é necessário manter o público atualizado e alimentado com conteúdos de diversos formatos e em diferentes plataformas.
Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Isso é ainda mais preocupante no digital, onde tudo acontece rapidamente e ao mesmo tempo. Por isso, tenha certeza que a sua presença online é participativa e constante.
É possível investir em produção de textos, infográficos, artes, newsletters mensais e outros formatos que podem ser adaptados para o segmento de comércio que você atua. A importância das redes sociais no impulsionamento do e-commerce também é significativa, e é um dos formatos mais acessíveis de divulgar conteúdos novos.
Independentemente dos formatos escolhidos, o importante é produzir conteúdos interativos e manter uma constância nas publicações. Dessa forma, você estabelece uma comunicação aberta com seus clientes e ainda fortalece a identidade da sua marca.
7 – Não desenvolver estratégia de marketing
As estratégias de marketing são um dos pilares do e-commerce, e mesmo assim existem muitos donos de lojas virtuais que ainda cometem erros graves ao desenvolver uma estratégia.
Investir em estratégias de marketing digital no e-commerce é fundamental para impulsionar sua marca, entregar seus conteúdos e, claro, potencializar suas vendas.
Com as estratégias de marketing é possível traçar uma rota de compras para sua audiência, criar promoções customizadas, além de facilitar a tomada de decisões, como o investimento em tráfego pago, possíveis parcerias e melhorar toda a experiência tanto do e-commerce quanto do cliente final.
Investir em estratégias de marketing causam um grande diferencial para sua loja e é possível traçar táticas com o auxílio de profissionais da área. Seu rendimento será muito mais significativo.
8 – Poucas formas de pagamento
Imagine que o seu potencial comprador selecionou os produtos do seu e-commerce, montou um carrinho completo e, na hora de efetuar a compra, seu site não oferece a forma de pagamento que melhor o atende. Você acabou de perder um cliente.
Ter diversos formatos de pagamento possibilita que uma gama maior de compradores finalize os pedidos. Não é necessário disponibilizar todas as formas de pagamento existentes, mas é interessante deixar o máximo possível, ou pelo menos desenvolver um estudo para entender quais seu público-alvo mais utiliza.
Dentro do tópico de formas de pagamento, também destacamos os fretes desproporcionais. O que pode acontecer é o frete ter um valor injustificado ou o comércio eletrônico utilizar uma única forma de entrega. Busque dinamizar este serviço e oferecer opções acessíveis.
9 – Falta de segurança
Realizar transações no meio digital é sempre causa receio no cliente. No decorrer deste processo sempre surgem aflições, como o medo de vazamento de dados, hacking no aparelho ou até mesmo o caso de não receber a compra recebida.
É importante que sua loja deixe os clientes seguros em comprar ali. Você pode fazer isso deixando claro nos termos de uso que reembolsa produto não entregue, desde que seja uma falha interna, ou também deixar os selos de segurança para que os consumidores possam conferir a veracidade da informação.
O software selecionado para hospedar o seu e-commerce também é um fator decisivo na segurança do mesmo. Procure plataformas confiáveis e populares, que já estão difundidos e garantem o bom desenvolvimento da sua página. No blof da YAV digital você encontra uma lista das melhores plataformas para seu e-commerce, confira!
Abrir um e-commerce do zero é um processo que exige muito preparo, capacitação e prudência para fazer escolhas assertivas, de modo que alcance seu público-alvo ao mesmo tempo que fortalece a identidade da sua marca.
Gerir uma loja virtual vai além de postar um produto. E, todas as fases, desde o planejamento até a implementação de uma estratégia, são definitivas para o sucesso da página.
Agora que você conhece os erros que devem ser evitados na abertura de lojas virtuais para iniciantes, que tal continuar explorando o blog da YAV digital? Nosso conteúdo sobre as tendências do e-commerce no Brasil para o futuro possa ser interessante para você!
Esperamos que tenha gostado deste artigo e até a próxima!
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